5/03/2014

Conceição Madeira participa de reunião do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde em Brasília.


Colegiado definiu a realização do próximo congresso nacional do órgão que vai ser realizado em Junho.

            Com assento no Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (Conasems) a secretária de saúde do município de Imperatriz Conceição Madeira  com frequência é convidada pela  presidência do órgão para as reuniões  sempre que há uma deliberação importante a ser feita. Conceição integra uma  das importantes instâncias daquele colegiado:  O  Conselho Fiscal.

            No começo dessa semana, em Brasília, o Conselho voltou a se reunir. Segundo a secretária,  além de discutir  e deliberar sobre soluções dos problemas comuns enfrentados na execução das políticas de saúde pelos municípios brasileiros, o colegiado anunciou a cidade base do próximo Congresso Nacional das Secretarias de Saúde: Serra, interior do  Estado do Espírito Santo, entre os dias 1 e 4 de Junho.  “São nesses congressos que ampliamos as discussões e geramos os documentos reivindicatórios encaminhados para  o Ministério da Saúde” explicou Conceição Madeira.

            O tema  do congresso deste ano  também foi anunciado na última reunião  do Conasems. Saúde da Criança: o cuidado que é importante para o País.  “Um tema extremamente relevante, atual e que terá vários eixos de discussão. Um deles será o painel: A Criança nas Redes de Atenção à Saúde” informou  a secretária.

            No ano passado, lembra Conceição, com o registro das presenças de representantes da Câmara e do Senado, a movimentação dos congressistas girou em torno  do aumento do financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS, um tema permanente  nos congressos da entidade.

            “A falta de recursos para o custeio do sistema de saúde é o tema que  termina por predominar nos nossos congressos face as dificuldades enfrentadas pelas secretarias de saúde do País inteiro. Faltam recursos o que compromete a oferta de serviços. Aqui em Imperatriz nós conseguimos manter a máquina em funcionamento graças a  um aporte mensal oriundo do Tesouro Municipal. Uma situação que o Governo Federal precisa resolver” ressaltou.

Sobre o Conselho - O Conselho Nacional de Secretários  Municipais de Saúde - nasceu de um movimento social em prol da saúde pública e se legitimou como força política que assumiu a missão de agregar e de representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país. Desde que foi criado, focou sua tarefa em promover e consolidar um novo modelo de gestão pública de saúde alicerçado em conceitos como descentralização e municipalização.        
(Kayla Pacheco-Ascom)


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...