5/13/2014

Investimento na iluminação pública de Imperatriz é superior a 28 milhões.



Eva Fernandes  -  ASCOM

Desde 2009 a gestão municipal faz investimentos para modernizar a iluminação pública do município, sobretudo melhorar a qualidade e proporcionar segurança para a população. Além da modernização, que inclui substituição luminárias antigas por luminárias mais econômicas e eficientes e implantação de iluminação pública na BR-010, em média 50 pontos de iluminação são implantados mensalmente. O valor do investimento na iluminação pública do município no período de 2009 a 2014 foi de R$ 28.778.126,00.

De acordo com Evando Silva, Gerente da Citéluz, empresa terceirizada pela prefeitura para realizar manutenção na iluminação pública da cidade, atualmente chega a 22.370 o número de pontos de iluminação distribuídos em todo município. Para ele, as modificações impactam positivamente na vida da população, além disso, denota a preocupação da gestão municipal em oferecer um serviço satisfatório.  “Hoje mais de 80% já está modernizado, isso retrata a preocupação do poder público com o bem estar da sociedade. Antes os investimento em iluminação pública eram menores. Atualmente a população está consideravelmente mais satisfeita”.

Sobre os projetos de ampliação, o secretário de infraestrutura, Roberto Alencar garante que a instalação de novas luminárias depende da criação de novos logradouros. Assinala também que o avanço da iluminação pública é paralelo aocrescimento do município. “A medida quesurgem novas ruas, o município cumpre a responsabilidade implantar pontos de iluminação para as localidades, como por exemplo, instalação de luminárias modernas e reatores que proporcionem iluminação de qualidade”.

Para aperfeiçoar ainda mais a administração da iluminação, representantes da Prefeitura de Imperatriz participaram nesta quinta-feira (8) do I Workshop realizado pela Companhia Energética do maranhão (CEMAR). O objetivo principal do evento foi promover espaço para questionamentos e esclarecimentos sobre administração da iluminação pública nos municípios. A consultora de Poder Pública da Cemar, Mirelly Carvalho, ressalta que o momento foi oportuno para que os gestores pudessem  tirar todas as dúvidas refere ao procedimentos da iluminação pública, manutenção,  além informações sobre como administração do parque de iluminação.

Sobre os avanços no sistema de iluminação municipal de Imperatriz, Mirelly destaca que o município é referencia no que tange tanto a administração quanto manutenção do parque. “Os município são responsáveis pelo investimento em iluminação pública e Imperatriz é um dos municípios que gere essa responsabilidade. Em relação ao outros 40 municípios que fazem parte da base sul do Estado, tem sido referencia, pois as lâmpadas são muito eficientes. Sempre que é feito qualquer modificação no parque a prefeitura comunica a Cemar. Então isso representa a responsabilidade da gestão”.

De acordo com a constituição Federal, os municípios são responsáveis pelos gastos com implantação e manutenção da iluminação pública das cidades. Segundo Roberto Alencar, “a meta é renovar todo o Parque de Iluminação Pública de Imperatriz”. “A iluminação pública não se caracteriza simplesmente pela iluminação, pois também impacta na segurança da população, visibilidade do município, mediante a isso nossa gestão tem trabalhado significativamente para oferecer serviços de qualidade, bem com ampliar o número de ponto de iluminação”.
Sobre o Workshop realizado pela Cemar, o diretor da Unidade Energética do Município, Amilton Camargo, acredita que foi oportuno e necessário, sobretudo, paraalinhar conhecimentos referentes aos procedimentos de gestão da iluminação pública, e tambémproporcionar esclarecimentos sobre modernização dos parques para garantir melhor eficiência na iluminação para a população. “Um evento proveitoso que possibilitou o alinhamento de procedimentos, referentes à iluminação pública. Além de proporcionar direcionamento sobre como melhor gerir a iluminação pública do município de forma eficiente”.

Mais informações

Para melhorar o serviço de iluminação pública municipal a prefeitura disponibiliza serviços de Call Center para a população. Os clientes podem entrar em contato pelo telefone (0800 727 7173). O canal funciona 24 horas e faz parte da ação de modernização do sistema IMP, sobretudo visa garantir qualidade dos serviços prestados.


Além disso, o gerente da Citeluz, Evando Silva ressalta “Nosso sistema mantém o nosso cadastro atualizado e um histórico de todas as intervenções no Parque de Iluminação Pública. Temos um serviço de Inspeção de Ronda onde fazemos inspeções na cidade para identificação de luminárias apagadas as demandas que são registradas em nosso Call Center têm prazos de até 36h para que sejam atendidas”.