Eva
Fernandes - ASCOM
Desde
2009 a gestão municipal faz investimentos para modernizar a iluminação pública
do município, sobretudo melhorar a qualidade e proporcionar segurança para a
população. Além da modernização, que inclui substituição luminárias antigas por
luminárias mais econômicas e eficientes e implantação de iluminação pública na
BR-010, em média 50 pontos de iluminação são implantados mensalmente. O valor
do investimento na iluminação pública do município no período de 2009 a 2014
foi de R$ 28.778.126,00.
De
acordo com Evando Silva, Gerente da Citéluz, empresa terceirizada pela
prefeitura para realizar manutenção na iluminação pública da cidade, atualmente
chega a 22.370 o número de pontos de iluminação distribuídos em todo município.
Para ele, as modificações impactam positivamente na vida da população, além
disso, denota a preocupação da gestão municipal em oferecer um serviço
satisfatório. “Hoje mais de 80% já está
modernizado, isso retrata a preocupação do poder público com o bem estar da
sociedade. Antes os investimento em iluminação pública eram menores. Atualmente
a população está consideravelmente mais satisfeita”.
Sobre
os projetos de ampliação, o secretário de infraestrutura, Roberto Alencar
garante que a instalação de novas luminárias depende da criação de novos
logradouros. Assinala também que o avanço da iluminação pública é paralelo
aocrescimento do município. “A medida quesurgem novas ruas, o município cumpre
a responsabilidade implantar pontos de iluminação para as localidades, como por
exemplo, instalação de luminárias modernas e reatores que proporcionem
iluminação de qualidade”.
Para
aperfeiçoar ainda mais a administração da iluminação, representantes da
Prefeitura de Imperatriz participaram nesta quinta-feira (8) do I Workshop
realizado pela Companhia Energética do maranhão (CEMAR). O objetivo principal
do evento foi promover espaço para questionamentos e esclarecimentos sobre
administração da iluminação pública nos municípios. A consultora de Poder
Pública da Cemar, Mirelly Carvalho, ressalta que o momento foi oportuno para
que os gestores pudessem tirar todas as
dúvidas refere ao procedimentos da iluminação pública, manutenção, além informações sobre como administração do
parque de iluminação.
Sobre
os avanços no sistema de iluminação municipal de Imperatriz, Mirelly destaca
que o município é referencia no que tange tanto a administração quanto
manutenção do parque. “Os município são responsáveis pelo investimento em
iluminação pública e Imperatriz é um dos municípios que gere essa
responsabilidade. Em relação ao outros 40 municípios que fazem parte da base
sul do Estado, tem sido referencia, pois as lâmpadas são muito eficientes.
Sempre que é feito qualquer modificação no parque a prefeitura comunica a
Cemar. Então isso representa a responsabilidade da gestão”.
De
acordo com a constituição Federal, os municípios são responsáveis pelos gastos
com implantação e manutenção da iluminação pública das cidades. Segundo Roberto
Alencar, “a meta é renovar todo o Parque de Iluminação Pública de Imperatriz”.
“A iluminação pública não se caracteriza simplesmente pela iluminação, pois
também impacta na segurança da população, visibilidade do município, mediante a
isso nossa gestão tem trabalhado significativamente para oferecer serviços de
qualidade, bem com ampliar o número de ponto de iluminação”.
Sobre o
Workshop realizado pela Cemar, o diretor da Unidade Energética do Município,
Amilton Camargo, acredita que foi oportuno e necessário, sobretudo, paraalinhar
conhecimentos referentes aos procedimentos de gestão da iluminação pública, e
tambémproporcionar esclarecimentos sobre modernização dos parques para garantir
melhor eficiência na iluminação para a população. “Um evento proveitoso que possibilitou
o alinhamento de procedimentos, referentes à iluminação pública. Além de
proporcionar direcionamento sobre como melhor gerir a iluminação pública do
município de forma eficiente”.
Mais informações
Para
melhorar o serviço de iluminação pública municipal a prefeitura disponibiliza
serviços de Call Center para a população. Os clientes podem entrar em contato
pelo telefone (0800 727 7173). O canal funciona 24 horas e faz parte da ação de
modernização do sistema IMP, sobretudo visa garantir qualidade dos serviços
prestados.
Além
disso, o gerente da Citeluz, Evando Silva ressalta “Nosso sistema mantém o
nosso cadastro atualizado e um histórico de todas as intervenções no Parque de
Iluminação Pública. Temos um serviço de Inspeção de Ronda onde fazemos
inspeções na cidade para identificação de luminárias apagadas as demandas que
são registradas em nosso Call Center têm prazos de até 36h para que sejam
atendidas”.