Acontece
nesta quinta-feira (28), nas instalações da Faculdade de Educação Santa
Teresinha (FEST) a partir de 14h; a primeira audiência pública para apreciação
do Plano Municipal de Educação (PME)- versão preliminar, elaborado a partir de
responsabilidades, funções e metodologia de trabalho que envolve entidades
representativas de classes e órgãos públicos que compõe o Fórum Municipal de
Educação (FME).
Maria de Fátima Vale,
coordenadora do Fórum Municipal de Educação, explica que ao todo serão
realizadas sete audiências públicas para discussão das propostas e metas
previstas no documento:
“Nessa etapa de elaboração
do PME, é imprescindível a participação popular dando sua opinião sobre o Plano
Decenal de Educação do Município de Imperatriz (MA)- versão preliminar
(2014-2023). Para isso, o plano está disponível em: http://www.imperatriz.ma.gov.br/semed/consultapublica.php#. A participação popular também é primordial durante a
realização das Audiências Públicas que ocorrem a partir de hoje, 28 de agosto na
FEST às 14h. Além destas teremos mais cinco audiências: 2° audiência: 11 de
setembro- UEMA- 8h; 3° audiência: 12 de setembro- FACIMP –19h; 4° audiência: 16
de setembro- UFMA - 18h e 30 min; 5° audiência: 19 de setembro - Instituto
Federal do Maranhão/ IFMA- 13h e 30 min e 6° audiência: UNISULMA- dia 20 de
setembro às 8h”.
Marinalva da Silva,
secretária adjunta de educação de Imperatriz dá detalhes sobre o Plano Decenal
de Educação do município de Imperatriz: “O
Plano Municipal de Educação (PME) está integrado ao Plano Estadual de Educação
e ao Plano Nacional de Educação e, mais integrado, ainda, à realidade, à
vocação e às políticas públicas do Município. A história, a geografia, a
demografia do Município, e sua proposta de desenvolvimento é que determinam as
metas e as estratégias de suas ações na educação escolar”.
Dentre os objetivos do PME,
Marinalva enumera alguns: garantir às crianças, à juventude e a pessoas adultas
e idosas, boas condições de acesso e permanência nas etapas e modalidades da
Educação Infantil e do Ensino Fundamental melhorando assim a qualidade da
educação oferecida; Melhorar a qualidade da educação, especialmente da Rede
Municipal de Ensino, investindo-se prioritariamente na formação continuada dos
educadores e educadoras; Assegurar a efetiva aprendizagem dos/das estudantes
envolvendo o domínio dos aspectos sócio-cognitivo-afetivo e cultural; Promover
a atuação de uma gestão escolar democrática e participativa.
Luana
Barros- ASCOM