9/07/2014

INDEPENDÊNCIA: 65 instituições participam hoje do tradicional desfile de 07 de setembro na Avenida Getúlio Vargas




Por Luana Barros.

A Prefeitura de Imperatriz através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realiza neste domingo (07 de setembro) o tradicional desfile oficial em comemoração ao Dia da Independência do Brasil com a presença de 64 instituições trazendo à avenida o tema geral: Minha história, minha vida.

Francisco Edvan Nobre, coordenador de eventos da SEMED, dá detalhes sobre a programação: “As ações da Semana da Pátria 2014 se encerram hoje às 8h com o Desfile Oficial no dia 07 de setembro na Avenida Getúlio Vargas com 64 instituições entre escolas, fanfarras e entidades, como: escolas municipais e estaduais, Missão Maranhense/ Adventista, Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Assembleia de Deus, Secretaria de Agricultura, Secretária de Desenvolvimento Social, Federação TAE CHUAN DO, Bombeiros, Polícia Militar, 50° BIS, Aeronáutica e Marinha”

Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação explica como foi a organização dos desfiles cívicos este ano. “A proposta da Semana da Pátria 2014 foi trazer aos desfiles o histórico das escolas, suas ações e projetos; revelando para a sociedade imperatrizense os avanços da educação municipal através das diversas unidades escolares”.

Seguindo a tradição, antes do início dos desfiles é realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e de Imperatriz, apresentação do Hino Nacional Brasileiro através da Banda do 50° Batalhão de Infantaria e Selva (50 BIS), seguido da revista às tropas.

Desfiles nos polos

A Semana da Pátria 2014 começou na segunda-feira (01) com a Corrida do Fogo Simbólico e teve continuidade nos dias 03 e 04 com desfiles nos polos Olho D’ Água, Petrolina e Coquelândia- São Félix.
Escolas da rede municipal de ensino realizaram ainda ações com seus alunos refletindo sobre a importância da data, como ocorreu com a Escola Municipal WadyFiquene que a cada dia promovia um momento cívico com todos os alunos e, na sexta-feira (05) realizou desfile com a comunidade pelas ruas do bairro Nova Imperatriz.

Importância histórica


A proclamação da independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. Um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Sentindo-se ameaçados em sua autonomia, indivíduos favoráveis à independência e contrários às medidas recolonizadoras de Portugal, formaram o Partido Brasileiro, que representava os interesses de aristocratas rurais, burocratas e comerciantes que possuíam vínculos econômicos com o Brasil.

O Partido Brasileiro buscou apoio de D. Pedro em sua luta contra a recolonização organizando um documento com milhares de assinaturas pedindo que o regente permanecesse no país, evitando o enfraquecimento de sua autonomia, caso voltasse a Portugal. Pedido concedido, o dia 9 de janeiro de 1822 ficou conhecido como o Dia do Fico.

Em maio de 1822 foi estabelecido o Cumpra-se, decreto pelo qual as ordens de Portugal só seriam executadas dentro do território brasileiro com a autorização do príncipe regente. Em junho de 1822, D. Pedro convocou uma assembleia constituinte para elaborar a lei básica que deveria regulamentar a vida dos brasileiros, tornando cada vez mais inevitável um confronto com Portugal.

Foi então que o mensageiro Paulo Bregaro, mandado por José Bonifácio para colocar D. Pedro a par das noticias recém-chegadas da corte, foi encontrá-lo na tarde de 7 de setembro às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. Ao ler tais notícias, D. Pedro decidiu proclamar o Brasil independente de Portugal. (Fonte: Brasil Escola)

 ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...