9/09/2014

SEDES inova em desfile cívico e encanta público de Imperatriz


O público que esteve presente na Avenida Getúlio Vargas na comemoração oficial da Independência do Brasil - 7 de Setembro, se encantou com um dos desfiles cívicos mais bonitos realizados na cidades. A Prefeitura de Imperatriz através das Secretarias de Educação (SEMED) e de Desenvolvimento Social (SEDES) não mediram esforços para garantir a beleza do espetáculo.


No que concerne aos programas sociais da Sedes, foram destaques o Centro de Referência de Proteção da Pessoa Idosa (CREPPI), a conhecida Casa do Idoso, com  pelotões divididos conforme as atividades ofertadas no Centro, onde estiveram representados os artistas da terceira idade através do Coral, teatro, dança, poetas e poetizas. Com o tema: “A beleza não tem idade”, desfilaram como destaque a Rainha Municipal da Melhor Idade, a Garota Verão e o Mister Verão. As atividades de hidroginástica, alongamento, alfabetização recreativa e promoção da família também foram representados no desfile.
Contudo, foi a graça e a jovialidade da única Balisa idosa de todo o desfile que arrancou aplausos e encantamento de todo o público. “Nunca vi, tanta disposição e alegria numa pessoa só. É o maior exemplo de que todas as pessoas podem envelhecer com saúde, disposição e alegria”, destacou a Secretária Miriam Ribeiro, encantada com a balisa.
Para Maria do Amparo, a bailarina da Casa do idoso que deixou o público encantado, esta é a primeira vez que desfila como destaque. “Já participei alguns vezes dos desfiles, mas nunca estive em evidência. Este ano ensaiei muito para mostrar que a dança não é só para os jovens, e que nós idosos também podemos fazer ainda muita coisa com arte e grandiosidade”, enfatizou Maria.
Este ano mais de 500 idosos compareceram ao local de desfile para prestigiar o ato cívico, conforme informou a coordenadora do Centro, Maura Barroso.
“Este ano convidamos muitos idosos não só do Centro, mas todos que pudessem participar como público também, uma vez que viemos não como Casa do Idoso, mas como Centro de Referência, algo que é ainda mais importante porque nos faz divulgar a nova proposta que será trabalhada e que irá amparar ainda mais os idosos da nossa cidade”, informou Maura.
Além da Casa do Idoso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para crianças e adolescentes demonstraram todo a patriotismo e respeito pelas comemorações da Independência do Brasil. Os pelotões, assim como a Casa do Idoso, foram organizados pelas atividades ofertadas nos núcleos de convivência, sobretudo por expressões culturais, como: Maculelê, Xaxado, Capoeira, Bumba meu Boi, Tambor de Crioula, Frevo e o Coral Curumim.
Encerrando o Desfile da Sedes vieram o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS e o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – CRPD, onde trouxeram além dos servidores, os usuários da assistência e mais os parceiros.

Sara Ribeiro - Ascom