10/10/2014

E o " Seu Prezado", o velho mestre de obras, morreu.




Decorrência de um “ câncer de fígado”  morreu, na noite de ontem o conhecido mestre de obras José Carlos Mendes, o popular Prezado, uma das memórias da construção civil de Imperatriz, atividade que  exercia desde o tempo de “rapaz”.

Prezado conhecia como ninguém,  as “entranhas de Imperatriz”  motivo pelo qual grande parte dos engenheiros da cidade recorria a ele sempre que o assunto  era drenagem uma vez    décadas   trabalhava nesse setor.

“Seu prezado”  trabalhou até descobrir-se doente. Seu último serviço na cidade foi nas obras de drenagem do PAC I, retomadas recentemente.

O velho mestre de obras nos deixou aos 85 anos. Deixa  17 filhos, entre eles o colaborador da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Paulo Ney Mendes.

UM GRANDE PERSONAGEM: 





Quem  via  o Prezado circulando pelas ruas da cidade numa potente  F- MIL 89, nem imaginava quantas histórias  ele, natural de Rosário -MA, de onde saiu aos 6 anos de idade para morar em São Luís,  tinha para contar.

Bastavam “ dois dedos de prosa”  para  ele, num  português  cantado, típico da baixada maranhense, debulhar  ao ouvinte algumas de suas histórias;  todas ligadas  à construção civil. Uma delas o mestre  contava com orgulho: a de ter participado da construção  da Ponte São Francisco,  um marco revolucionário urbano da nossa capital São Luís,  iniciada em 1968 e concluída anos depois.

Lembrava o velho mestre ter sido o empreiteiro da parte de armação da ponte (ferragens) daquela obra, que segundo ele,  contou com cerca de 500 operários e teve como engenheiro  Láercio Cunha e como supervisor  o então jovem engenheiro  José Reinaldo Tavares, ex-governador e recentemente eleitor deputado federal, que por não acertar seu nome o chamava de “ Gente Boa”

Antes o mestre de obras, lembrava que participara da construção de uma ponte de 170 metros em Oeiras (PI) o que lhe credenciou para outras obras de grande porte.



Anos depois Prezado  trouxe sua experiência  na construção civil  para Imperatriz  tendo participado de obras importantes  como a construção da galeria da Rua Bom Futuro.

 
José Carlos Mendes chamava a atenção pela lucidez, vitalidade, e coragem para trabalhar.  Levantava sempre às 5h30 da manhã, tomava café e ia direto para o campo de trabalho de onde só retorna às 19 horas. 

 
Fica aqui nossas homenagens ao velho construtor, um grande amigo que se vai.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...