4/16/2015

Prefeito Madeira recebe executivos da VLI que destacam grande investimento para Imperatriz


As aplicações são nas áreas de pátio, oficina e posto de abastecimento

            O prefeito Sebastião Madeira recebeu em audiência na manhã desta quarta-feira (15), executivos da Valor da Logística Integrada – VLI, os quais vieram tratar com o chefe do executivo municipal, sobre os investimentos que a empresa vai fazer em Imperatriz. A cidade receberá um novo pátio de manobra, oficina e posto de abastecimento.

            Os recursos, de acordo com os executivos, são na ordem de R$ 107 milhões, além de ofertar 396 empregos nas obras. Atualmente a empresa conta com 125 empregados no pátio de Imperatriz, mas esse número deve crescer para 210 com a operacionalização. A empresa atua hoje com 19 locomotivas, mas a previsão para 2015 é de 39 locomotivas.

            Fundada em 2010 a empresa VLI movimenta cargas de terceiros, principalmente commodity agrícola, minerais e produtos industrializados. Com abrangência em nove estados, a empresa ferroviária busca em sua área de influência estabelecer parcerias com as prefeituras, no que diz respeito à cessão de áreas, incentivos fiscais, isenção ou redução de alíquota.

            Para tanto, busca garantir a manutenção dos ativos e otimizar o fluxo ferroviário frente ao crescimento da região Norte. De acordo com José Geraldo Azevedo, executivo da empresa, esses investimentos estão em fase de contratação, e a VLI tem oportunizado empresas locais ou de outros municípios maranhenses a participarem dessas contratações.

            O gerente geral do Corredor Norte, Fabiano Rezende garante que a empresa investiu em novas e modernas locomotivas, por entender que Imperatriz é uma cidade que se encontra apta para a instalação de um modal tanto a nível ferroviário, quanto rodoviário. Em outras palavras, a empresa entende, também, que a cidade merece esses investimentos.

            O prefeito Sebastião Madeira fez vários questionamentos, mas todas as suas dúvidas foram dirimidas pelos executivos da empresa. “Fizemos questão de trazer toda nossa equipe técnica para esta audiência de forma que repassemos para os senhores todas as informações que fizerem necessárias”, observou José Geraldo Azevedo.

            Sebastião Madeira se disse satisfeito com o resultado do encontro, argumentando que a Prefeitura de Imperatriz está pronta para estabelecer as parcerias que venham contribuir com o desenvolvimento do município. Madeira sugeriu um encontro, para o próximo mês de maio, do presidente da empresa, ele e o governador Flávio Dino.

            Participaram ainda da audiência o vice- prefeito Luis Carlos Porto; o secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Richard Sebba, o secretário da Fazenda e Gestão Orçamentária, Liberato Rodrigues e o secretário de Transporte, José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar e o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro.              

            A empresa Valor da Logística Integrada – VLI esteve representada pelos executivos José Geraldo Azevedo, o gerente geral do corredor, Fabiano Rezende, o responsável pela Oficina, Evandro Lucas, Thales Campomizzi e Jack Bawer.

VISITA TÉCNICA -

Ontem, às três da tarde, o prefeito Madeira e os vereadores Enoc e Adonilson, fizeram uma visita técnica ao canteiro da VLI, localizado na margem direita da Br-010-sentido Brasília (próximo da Barreira da PM). Foram conhecer de perto o projeto de instalação do pátio de manutenção de locomotivas, um investimento que só durante a fase de construção - começa em Junho - vai gerar cerca de mil empregos. Serão três  investimentos: Pátio, posto de abastecimento e a oficina onde a maior locomotiva do Brasil (160 vagões) 3 km e 200 metros de comprimento passará por manutenção aqui em Imperatriz.

(Domingos Cezar/Sidney Rodrigues - ASCOM)