4/01/2015

SEPLUMA realiza plantio de mudas de árvores em Bairros de Imperatriz


Com o objetivo de melhorar a vida dos moradores, o Condomínio recebeu o plantio de 300 mudas de variadas espécies

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – Sepluma, por intermédio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), vem mapeando e arborizando vários bairros da cidade, no sentido de propor o reordenamento da arborização urbana e  melhorar a qualidade de vida da população. O trabalho faz parte do programa "Plano Municipal de Arborização de Imperatriz", lançado pela Secretaria de Meio Ambiente, que tem como proposta revitalizar praças, bairros, escolas, condomínios, entre outros.

No último final de semana os Condomínios Ecopark 3 e 5, localizado na Avenida Pedro Neiva de Santana receberam cerca de 300 mudas de árvores nas residências dos moradores dos dois condomínios. A ação contou com a participação dos moradores que colaboraram no plantio das mudas, receberam instruções, folders, além de palestras educativas sobre a importância de preservar e incentivar a população da necessidade de ampliar a área verde no local. Além do plantio foram distribuídos várias mudas frutíferas e ornamentais aos moradores do local.

O trabalho é coordenado pela professora Gilene Oliveira de Araújo, auxiliado pelos servidores Eduardo Massoli, Ângela Lima Sousa, estagiários da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e das Escolas Técnicas Imperador, Alvorada e Nova Dinâmica, que tem como proposta revitalizar áreas carentes de arborização na cidade, as quais incluem: praças, bairros, escolas e demais interessados. O projeto, conta com a parceria da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (Sinfra), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP) e o apoio do Ministério Público Estadual do Meio Ambiente.

O Secretário da Sepluma Richard Seba Caldas, explicou que o plantio das mudas obedece a uma padronização com distância de 15 centímetros do meio fio, assegurando a mobilidade ao cidadão, onde o morador recebe uma instrução da sua muda, ficando responsável pelo o trato da espécie. “Nosso programa objetiva fazer o plantio de forma planejada, em cooperação com os moradores nos diversos bairros da cidade. Pretendemos elevar a cobertura verde da cidade uma vez que há um déficit de árvores plantadas em Imperatriz.” destacou.

O secretário lembrou que a participação da população é de grande importância para a conservação das árvores plantadas, além destes desfrutarem dos benefícios, tais como sombra, ar puro, frutos, dentre outros. Em princípio, o objetivo é orientar a população quanto aos benefícios da arborização urbana e estimular o plantio das mudas frutíferas e paisagísticas, além de propagar uma consciência do cuidado e zelo ao meio ambiente.

A Sepluma estimula projetos de reflorestamento e arborização, oferecendo mudas de árvores à população sem nenhum custo. Para quem interessar adquirir uma muda a Secretaria disponibiliza o telefone (99) 99904-4841, com a exigência de que as mudas sejam cuidadas e plantadas em locais apropriados. O plantio inclui a espécies  nin, ipês, oitizeiros, pintomba, e tamarindo.

Francisco Lima/Ascom

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...