7/16/2015

IMPERATRIZ 163 ANOS

(E.Araújo)
A Imperatriz, que neste 16 de Julho  completa 163 anos de fundação, nasceu às margens do Rio Tocantins decorrente de uma expedição chefiada pelo frei carmelita baiano Manoel Procópio do Coração de Maria.  Procópio subiu o rio por determinação  do então presidente da Província do Pará,  conselheiro Francisco Coelho,  com a missão de fundar uma povoação e por a termo um conflito, que salvo engano, perdura  até hoje:  identificar e  delinear efetivamente  as divisas entre Pará e Maranhão. Tema que em tempos modernos chegou a ser tema de um livro do advogado  Sálvio Dino.
Acreditando ser terras paraenses o baiano Frei Manoel Procópio  com sua expedição, segundo os historiadores, ancorou na foz do Riacho Cacau em Julho de 1852  iniciando ali,  uma pequena povoação denominada de Santa Teresa. A descoberta do equivoco geográfico só ocorreu dois anos depois, portanto,  num par de anos as terras de Imperatriz pertenceram  ao Pará.
Feita esta pequena introdução,  diria que  a pequena povoação de 84 casas  edificadas  numa única rua ao longo do rio nos idos de 1852, deu origem à  princesa da região tocantina, à cidade esperança, à capital Norte/Nordeste do Automobilismo, à capital brasileira da energia elétrica, à metrópole da integração nacional, ao Portal da Amazônia e  à Imperatriz do Maranhão, nome  que ganhou em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina.
Todas essas denominações acumuladas ao longo desses 163 anos denotam a pujança de um lugar, que de uma pequena povoação, elevada à cidade 1924, não parou mais de crescer e a  se desenvolver;  e o que é mais importante, adaptando-se  “aos tempos”. Foi forte no ciclo da Madeira, forte no ciclo do arroz, mais forte ainda no ciclo do ouro,  e hoje se consolida, simultaneamente, como  polo comercial/atacadista, polo de prestação de serviço, polo educacional, e mais recente como polo industrial.
Na contramão do que chamamos de crise a nossa Imperatriz continua a surpreender. Agora mesmo, o prefeito  da cidade Sebastião Madeira, foi informado pela chefia de um importante veiculo de comunicação brasileiro que a cidade, por conta da soma de diversos indicadores ( sociais, econômicos, fiscais , desenvolvimento humano etc)   figura entre as 50 melhores cidades  do Brasil. Um grande feito ao se considerar os 5.562 municípios do Brasil.
É essa a nossa Imperatriz!  Forte, crescente, vocacionada para a prosperidade.  Terra de gente boa, que gosta de trabalhar, e que acima de tudo, ama o lugar onde vive.
Parabéns Imperatriz!
 
 
 
 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...