11/16/2015

Vacinação antirrábica prossegue no Centro de Controle de Zoonoses


Mais de 28 mil animais já foram imunizados durante a campanha em Imperatriz

Gil Carvalho

Quem ainda não levou o seu cão ou gato para vacinar pode se dirigir de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na rodovia BR-010, ao lado do posto fiscal, no bairro Conjunto Vitória, em Imperatriz. É o que informa o coordenador da unidade, Paulo Henrique Soares.

Ele explicou à reportagem que o trabalho de imunização dos animais começou ainda em outubro pela zona rural do município, visando descentralizar o atendimento à população de Imperatriz. No sábado (7) aconteceu o “D” de vacinação com mais de 35 postos de atendimento nos bairros da cidade.

“Temos vacinas à disposição dos proprietários dos animais que podem levá-los ao Centro de Controle de Zoonoses”, disse ele, ao lembrar que a meta estipulada para esse ano é de vacinar 33 mil animais no município de Imperatriz.

A campanha já imunizou 17.428 cães e 11.072 gatos. “De janeiro a dezembro estamos com vacinas à disposição no Centro de Controle de Zoonoses”, garante.

Paulo Henrique avisa que precisa fechar o relatório da Campanha de Vacinação Antirrábica no próximo dia 30 de novembro, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, em Brasília.

Ele disse ainda que doses da vacina estarão disponíveis novamente na zona rural a partir do próximo mês visando complementar a campanha de vacinação antirrábica no município. Em 20 anos nenhum caso de raiva é registrado em humanos em Imperatriz.

A vacina contra a raiva é gratuita e deve ser aplicada em cães e gatos para proteção dos mesmos e da população em geral. A vacina, afirma Paulo Herinque, é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus.


A orientação é que os proprietários de cães devem levá-los ao Centro de Controle de Zoonoses presos em guias, enquanto os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais, para evitar acidentes