11/16/2015

Vacinação antirrábica prossegue no Centro de Controle de Zoonoses


Mais de 28 mil animais já foram imunizados durante a campanha em Imperatriz

Gil Carvalho

Quem ainda não levou o seu cão ou gato para vacinar pode se dirigir de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na rodovia BR-010, ao lado do posto fiscal, no bairro Conjunto Vitória, em Imperatriz. É o que informa o coordenador da unidade, Paulo Henrique Soares.

Ele explicou à reportagem que o trabalho de imunização dos animais começou ainda em outubro pela zona rural do município, visando descentralizar o atendimento à população de Imperatriz. No sábado (7) aconteceu o “D” de vacinação com mais de 35 postos de atendimento nos bairros da cidade.

“Temos vacinas à disposição dos proprietários dos animais que podem levá-los ao Centro de Controle de Zoonoses”, disse ele, ao lembrar que a meta estipulada para esse ano é de vacinar 33 mil animais no município de Imperatriz.

A campanha já imunizou 17.428 cães e 11.072 gatos. “De janeiro a dezembro estamos com vacinas à disposição no Centro de Controle de Zoonoses”, garante.

Paulo Henrique avisa que precisa fechar o relatório da Campanha de Vacinação Antirrábica no próximo dia 30 de novembro, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, em Brasília.

Ele disse ainda que doses da vacina estarão disponíveis novamente na zona rural a partir do próximo mês visando complementar a campanha de vacinação antirrábica no município. Em 20 anos nenhum caso de raiva é registrado em humanos em Imperatriz.

A vacina contra a raiva é gratuita e deve ser aplicada em cães e gatos para proteção dos mesmos e da população em geral. A vacina, afirma Paulo Herinque, é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus.


A orientação é que os proprietários de cães devem levá-los ao Centro de Controle de Zoonoses presos em guias, enquanto os gatos devem ser transportados em gaiolas ou caixas especiais, para evitar acidentes

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...