12/08/2016

Escola Estadual Amaral Raposo quebra ciclo de 22 anos sem construção de unidade de ensino médio em Imperatriz


O Governo do Estado inaugurou a Escola Amaral Raposo, em Imperatriz, na última terça-feira (6), e quebrou um ciclo histórico de 22 anos sem construção de uma unidade do ensino médio da cidade. A solenidade de abertura da escola, localizada no bairro Parque Alvorada, foi marcada por muita festa, emoção e gratidão de alunos e professores.

A Escola Amaral Raposo é a primeira unidade escolar de ensino médio da rede pública da região do Parque Alvorada e tem uma área de 60x45m², 10 salas de aula, laboratório, sala de multimeios, biblioteca e auditório. Foram investidos R$ 1 milhão na construção da unidade de ensino – fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Marco Aurélio – com a doação do terreno realizada pela Prefeitura de Imperatriz.

Presente à solenidade, o governador Flávio Dino enfatizou que essa inauguração pode ser definida em uma palavra especial: esperança. Em meio a tantas dificuldades econômicas e institucionais que o país atravessa, abrir mais uma escola significa que o Maranhão está no caminho certo. “Precisamos valorizar nossas vitórias. Porque a gente vive num momento em que há muita desesperança em que tudo aparentemente está por fazer. E é possível fazer com responsabilidade e com seriedade”, ressaltou.

Flávio Dino destacou também que o investimento em educação é uma marca do Governo. “Já reformamos ou reconstruímos mais de 350 escolas. Dá uma média de uma escola requalificada a cada dois dias só no nosso Governo. É um recorde. E, além disso, estamos construindo novos prédios escolares. Até o mês de fevereiro vamos inaugurar cerca de 80 escolas novas em parceria com prefeituras. É também um número histórico no nosso estado. Vamos entregar uma média de 300 novas escolas até o fim do nosso mandato”, realçou o governador.

Sonho do Parque Alvorada


Sonho de décadas da comunidade do Parque Alvorada I e II e da Vilinha, a Escola Amaral Raposo mudará a vida de milhares de alunos de uma das regiões mais populosas de Imperatriz. É o que explica a aluna Débora Silva Santos, de 16 anos, que estuda na escola Edinan Moraes e tem que andar quilômetros todos os dias.

“Com essa escola a vida de muitas pessoas vai melhorar, porque tem muitas pessoas que atravessam a BR, que é muito perigosa, para poder estudar. Tem aquelas pessoas que às vezes não tem como ir para escola. Tem uma deficiente na minha turma que é uma dificuldade para ela atravessar a rua. A Amaral Raposo vai mudar a vida das pessoas do Parque Alvorada e da Vilinha”, contou Débora.

Beatriz Cândido, de 16 anos, foi outra aluna que comemorou a chegada da escola ao Parque Alvorada. “Vai melhorar porque vai ficar mais perto. Eu estudo em outro bairro, que é o Buriti. Aí fica muito longe pra gente ir de bicicleta. Vai ser ótimo agora porque é muito perto da minha casa”, vibrou a estudante.

O deputado Marco Aurélio destacou que a inauguração da escola Amaral Raposo ficará marcada na história de Imperatriz porque desde 1994 que o Estado não construía uma unidade de ensino médio na cidade. “Vinte e dois anos depois o governador Flávio Dino constrói a mesma escola, a mesma identidade Amaral Raposo trazendo todo um sonho e um legado da escola que tem uma tradição em Imperatriz e também contemplando um sonho de milhares de estudantes dessa grande comunidade do Parque Alvorada e da Vilinha”, revelou, contando que a antiga Amaral Raposo se transformou em um Colégio Militar.


O parlamentar destacou também que essa unidade vai mudar a rotina de milhares de alunos que todos os dias tinham que andar quilômetros para estudar. “O governador Flávio Dino consegue erguer esta escola, em apenas seis meses, que é um sonho desta comunidade. Uma escola de 10 salas, que comportará mais de mil estudantes e com certeza vem em boa hora para alimentar o sonho desta juventude”, completou Marco Aurélio.