6/09/2017

Novo bispo da Diocese de Imperatriz será empossado neste sábado. Dom Vilsom diz que veio para servir e que a juventude e idosos terão atenção especial

Dom Vilsom
Ao lado do então administrador diocesano padre Francisco Lima,  o novo bispo da Diocese de Imperatriz, nomeado pelo Papa Francisco,  Dom Vilsom Basso concedeu entrevista coletiva  ontem, 9, à imprensa na Catedral da Fátima  oportunidade em que declarou chegar com a visão de servir e fazer o bem. “ Aqui já há uma história escrita, então, eis -me aqui, Senhor para fazer Vossa vontade” declarou evocando  seu lema episcopal

Da ordem dos Dehoniano,  o novo líder da Igreja Católica neste lado do Maranhão será empossado oficialmente às 9 horas da manhã deste sábado durante celebração litúrgica na Catedral de Fátima.  

Na entrevista  novo Bispo garantiu uma atenção especial à juventude,  bem como aos idosos; também declarou  que será um amigo/irmão dos padres da diocese com quem  disse pretender  trabalhar de mãos dadas.

Aos jornalistas Dom Vilson revelou que sua relação com a cidade de Imperatriz não é de agora. Vem desde o início dos anos 2000 quando  passou dez dias na cidade  participando de uma semana missionária na Paróquia de Santa Cruz.  Bem à vontade o religioso declarou se sentir impressionado com  o crescimento e beleza da cidade desde que  aqui estivera pela última vez.

O ex- administrador Diocesano  Francisco Lima também se pronunciou durante a entrevista.  Agradeceu a confiança dos padres da diocese que por  meio de uma votação o escolheram para gerir a Igreja no chamado “tempo vacante”, compreendido entre a saída do antigo bispo Dom Gilberto Pastana e a nomeação de Dom Vilson,  e destacou o aprendizado adquirido nesse período.  “ Pude conhecer com maior profundidade a estrutura da Igreja, os carismas da Igreja” disse o religioso

Francisco Lima , que  conta com 27 anos  de sacerdócio, assumiu o comando da Diocese no dia 14 de Julhor de 2016, oito dias depois da  saída de Dom Gilberto, que foi nomeado bispo do município do Crato (CE).

Sobre o novo bispo

ECCE VENIO DOMINE”
(Eis-me aqui, senhor)

Vilsom Basso assume a Diocese de Imperatriz aos 57 anos de idade  e já no próximo dia 15 comandará as festividades de Corpus Christi,  evento fomentado pelo seu antecessor Dom Gilberto  e que já é  considerada a maior festa do calendário católico do  Maranhão. Antes de ser nomeado  bispo de Imperatriz pelo Papa Francisco,  Dom Vilson  era bispo da Diocese de Caxias (MA). 

A relação com o Estado do Maranhão não começou como bispo.  Antes desse importante cargo  da hierarquia  católica Vilsom foi vigário da Paróquia de “Santa Inês” em Viana (1986- 1987),  Alto Alegre (1993) e Santa Luzia (1998 – 2003).  Também foi vigário paroquial de 1988 a 1992 na Arquidiocese de São Luís e,   ainda na capital , pastor do Santuário Nossa Senhora da Conceição.

Outro cargo importante na Igreja do Maranhão assumido por Vilsom  foi o de coordenador da Pastoral Juvenil do Maranhão. Depois, o religioso trabalhou como vice-pároco c do Santuário São Judas Tadeus, em São Paulo e em seguida  Cagayan de Oro City, nas Filipinas  de 2007 a 2010, quando voltou ao Brasil para ser o bispo de Caxias de onde foi transferido para Imperatriz.

Vilsom Basso , é o terceiro bispo da Diocese de Imperatriz, antes governada por Dom Alcimar, e Dom Gregory (falecido). 





Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...