Acompanhe a matéria da TV Cidade :
Centenas de pessoas do município de Grajaú e regiões vizinhas se reuniram na manhã da última sexta-feira (25), no auditório do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para prestigiar mais uma edição do seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”. O evento, já em sua 4ª edição, integra o programa SOS Águas do Maranhão, idealizado pelo senador Roberto Rocha (PSB) e o Instituto Cidade Solidária, com co-realização do MEA- Movimento Ensinando e Aprendendo. O seminário conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), da Caixa Econômica Federal (CX) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A mesa foi composta pelo senador Roberto Rocha; pelo prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; Liviomar Macatrão, coordenador do seminário; o presidente da Câmara Municipal de Grajaú, Arthur Carvalho Neto; Márcio Coutinho, presidente do PRTB no Maranhão; Sebastião Madeira, ex-prefeito de Imperatriz; Marco Aurélio Diniz, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf; Lenilce Arruda, primeira dama e ex-prefeita de Grajaú; Francisco Ribeiro, chefe do setor de Recursos Hídricos do DNOCS; Jones Braga, superintendente da 8ª Regional da Codevasf; João Gonçalves de Lima Filho, prefeito de Itaipava do Grajaú e Leandro Gonçalves Passarinho, prefeito de Fortaleza dos Nogueiras.
O analista Emanuell Florêncio (Codevasf) abriu a sequência de palestras técnicas com o tema “Planejamento da Codevasf para a Bacia Hidrográfica do Mearim”. Em seguida, o professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Antonio Lopes do Bonfim Neto abordou a importância da Bacia do Mearim, bem como propostas para a sua revitalização.
O senador Roberto Rocha, ao se pronunciar, lembrou de ações do seu mandato para a recuperação das bacias hidrográficas e anunciou o projeto de construção da barragem do Rio Grajaú, que está em fase de elaboração. “O município já está fazendo os levantamentos necessários para que possamos construir a barragem que, além da preservação do rio, vai ser, também, fator de desenvolvimento econômico para Grajaú e toda a região”, disse Roberto Rocha, acrescentando que fez questão de levar o analista de Recursos Hídricos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOSC), Francisco Ribeiro, para conhecer o local da futura barragem.
Em seu discurso, o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, agradeceu o esforço de Roberto Rocha em viabilizar o que classificou de “a mais importante obra que o município de Grajaú está recebendo”.
Durante o seminário, o senador Roberto Rocha entregou ao superintendente da oitava regional da Codevasf, Jones Braga, a chave de um veículo adquirido por emenda parlamentar senador Roberto Rocha, que servirá para monitoramento das nascentes dos rios.
Apresentações culturais
O evento seguiu durante toda a manhã com várias apresentações da cultura local. Na oportunidade, o artista,Batista do Portão, cantou "Rio a riacho - o leito virou braço", enquanto Luís Carlos recitou o poema "Grajaú da gente" e a canção "Vareiros de Grajaú".
Bastante prestigiado por alunos das escolas públicas do município, o evento teve ainda a apresentação de estudantes do colégio “Dimas Simas Lima”, que fizeram um ensaio sobre maneiras de como salvar os rios da região. “O rio Grajaú está muito poluído, e esse seminário nos incentiva e nos mostra a importância de nos mobilizarmos para salvá-lo, pois é ele que nos ajuda nas necessidades básicas da nossa vida”, disse Edilane Macedo da Silva, 14 anos, aluna da escola municipal Paulo Ferraz de Sousa, em Grajaú.
Logo após o seminário, o senador Roberto Rocha e o coordenador do evento, Liviomar Macatrão, entregaram os alimentos arrecadados. As duas instituições beneficiadas foram o centro de Recuperação de Hanseníase e o Asilo do Idoso, ambos do município de Grajaú.