2/13/2019

IMPRENSA MARANHENSE MAIS UMA VEZ DE LUTO: MORRE O JORNALISTA WALDIR BRAGA


 
Morreu no final da última terça-feira,12, aos 90 anos   Waldir Azevedo Braga, pioneiro do jornalismo no Sul e Sudoeste do Maranhão. Também escritor ele era  titular da cadeira 22 da Academia  Imperatrizense de Letras.
O decano jornalista  faleceu em Carolina de onde editou por muitos anos o periódico Folha do Maranhão do Sul  com circulação no Maranhão e no Estado do Tocantins.  Anos atrás, pelo conjunto da obra, chegou a ser homenageado pela Assembleia Legislativa do Maranhão.
Waldir Azevedo Braga nasceu em 29 de junho de 1928, em Carolina (MA), filho de Antônio Braga Noleto e de dona Jeny Azevedo Braga.
Como jornalista Braga trabalhou  no jornal Tribuna Popular, no Rio de Janeiro, tendo colaborado no Suplemento Literário. Ainda na capital carioca colaborou no Jornal de Debates, escrevendo comentários políticos e econômicos.

Escreveu ainda crônicas, contos, comentários políticos e literários, poesias nos seguintes órgãos: Jornal de Debates e Tribunal Popular, no Rio de Janeiro; Tribuna de Carolina, A Tarde e O Progresso, no Maranhão.
Na militância política foi vereador no período de 1982 a 1992; foi presidente da Câmara Municipal de Carolina no biênio 1991/1992; foi relator da Lei Orgânica do Município de Carolina; presidente da Associação Comercial e Industrial de Carolina no período de 1964/66.
E mais ainda foi diretor do jornal A Tarde, em Carolina, e um dos fundadores do Colégio Comercial de Carolina, ao lado do desembargador Luís de Almeida Teles, tendo sido o primeiro presidente do núcleo carolinense da Campanha Nacional de Educandários gratuitos. Foi chefe de gabinete, secretário de Educação e chefe do dmer (funções que acumulava) na administração do prefeito Absalão coelho.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...