Tema chegou à Câmara Municipal
Mesmo a população se deparando
com homens e máquinas trabalhando no serviço de duplicação da travessia urbana
da BR-010 em Imperatriz há um certo
clima de ceticismo quanto à continuidade da obra por parte do Governo Federal. “Acredito que fique só nisso mesmo”
comenta Alfredo Branco dos Santos, 45, motorista de caminhão que faz fretes para cidades do Estado do Tocantins.
Assim com ele é comum
encontrar na cidade quem não acredite na continuidade da obra. “ O País tem um
novo governo que ao não priorizar a obra pode não liberar recursos este ano.
Vamos precisar muito dos nossos representantes políticos. Essa obra não é só de
Imperatriz ” diz o representante comercial João Batista do Nascimento Santos.
A preocupação quanto à continuidade
ou não das obras da duplicação da BR-010 chegou até a Câmara Municipal. O blog apurou que o presidente da Câmara
vereador José Carlos Soares além de conversas internas tem externado essa
preocupação a outras forças políticas do Estado com assento no Congresso
Nacional. O Objetivo seria obter o apoio necessário para lutar por recursos
para garantir a continuidade da obra.
HISTÓRICO
O projeto da duplicação da
passagem urbana da BR-010 em Imperatriz começou a ganhar forma a partir de uma
emenda parlamentar do então deputado federal Sebastião Madeira para que o DNIT
viabilizasse o projeto técnico, e assim foi feito; mas faltava o principal: recursos para o início da obra. Depois entrou em cena o ex-deputado federal
Davi Jr, que chegou a anunciar recursos até a apresentar a maquete do que seria
o trecho pavimentado e duplicado de quase 13 quilômetros. Não saiu e com o
passar do tempo ocorreu uma espécie de engavetamento do projeto. Foi aí que
entrou em cena o ex-assessor da Presidência da República ex-deputado federal Chiquinho
Escórcio que conseguiu desengavetar o projeto podendo a obra então ser licitada. A empresa maranhense Edeconsil foi quem ganhou
a concorrência pública.
Alguns problemas técnicos
iniciais vencidos a obra foi iniciada mas
no decorrer de 2017 surgiu uma situação
que ficou pouco conhecida e explorada pela
mídia: o Governo Temer na busca do equilíbrio de suas contas “capou”
os recursos orçamentários de 2018 destinados a ela. Foi quando entrou em cena o
senador Roberto Rocha (PSDB) que ao tomar conhecimento do fato foi pessoalmente ao presidente fez com que ele revisse a
decisão.
O senador Roberto Rocha chegou
a realizar em Imperatriz uma audiência pública com diretores do DNIT e do
Ministério dos Transportes para discutir não
só a questão da duplicação, mas a possibilidade de federalização de
algumas rodovias maranhenses.
Os recursos foram mantidos e
assim a obra pode andar, mesmo lentamente ao longo de 2018. O problema agora é daqui para a frente com a
ameaça de tudo parar por falta de recursos.
Quem passa pelas imediações do
Parque de Exposições constata que várias interferências naquele perímetro já foram feitas. Corte, nivelamento do solo e até já é
visível o que será a nova Ponte do Cacau, contudo, pelo que se informa, o sonho pode
virar pesadelo com tudo parando por falta de recursos.
A duplicação do perímetro
urbano da BR-010 em Imperatriz hoje é
mais do que uma necessidade. A cidade cresceu no número de habitantes e
importância sendo uma das mais importantes da nova divisa agrícola do País, o
Matopiba que engloba cidades do
Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Além disso, novos bairros foram surgindo ao longo da BR sem falar que atualmente
número e o tamanho dos veículos em circulação por ali é muito diferente daquele dos idos de 1960 quando a rodovia foi
inaugurada e aumentou mais ainda depois
da inauguração da indústria de celulose
Suzano.
A
duplicação e adequação da capacidade da Rodovia BR-010, travessia urbana de
Imperatriz, um trecho de 12, 8 km quilômetros, foi
planejada para melhorar o trânsito na área urbana de Imperatriz e
proporcionar mais segurança para pedestres e demais usuários. A obra
inclui oito elevados, duas novas pontes sobre o Riacho Cacau, e alargamento e
reforço de duas pontes no subtrecho entre a MA- 280 (município de Governador
Edson Lobão) e a MA -125 (próximo ao município de Cidelândia).
LEIA MAIS SOBRE O TEMA