9/03/2024

A psicologia das cores na campanha eleitoral

 

ElsonMAraujo

 

Este ano a campanha eleitoral transformou-se, desde as convenções, numa verdadeira explosão de cores. Cada partido político, quando não adota uma cor única, costuma combiná-la com outras, mas sempre há uma tonalidade predominante. As cores dos partidos ganharam tanta força que, em alguns municípios, os eleitores já identificam sua escolha de voto pela cor da roupa, que não precisa ser necessariamente uma camisa ou adereço relacionado ao pleito. Este fenômeno pode ser atribuído à última campanha presidencial, quando vestir-se de amarelo ou verde era associado a Bolsonaro, e vermelho, a Lula.

Em Imperatriz (MA) todas as campanhas, com exceção da de Justino Filho (PMB), optaram pela predominância de uma cor. Justino, no entanto, adotou um estilo casual, sem se preocupar em seguir o azul que identifica visualmente o Partido da Mulher Brasileira (PMB). Rildo Amaral (PP) escolheu o azul, Josivaldo JP (PSD) foi com o verde, enquanto Mariana Carvalho (10) decidiu usar o amarelo, embora a cor predominante de seu partido seja o verde,  estratégia de se conectar ao bolsonarismo raiz. O Professor Marco Aurélio, representante da federação PT, PV e PCdoB, entrou nas caminhadas com o vermelho, cor historicamente ligada aos partidos de esquerda. Na TV, preferiu um azul claro. O candidato Gabriel Araújo (PCB), de esquerda, optou também pelo vermelho.

O Partido Novo, de Nilson Takashi, tem o laranja como cor oficial, mas o candidato resolveu mesclar a identidade visual da campanha com o verde. Como Justino Filho, Takashi também parece não se importar com a cor da camisa, ao contrário de Rildo Amaral, JP e Mariana, que só participam dos eventos de campanha com camisetas nas cores de suas campanhas.

INFLUÊNCIA DAS CORES

Há muito tempo a psicologia e, depois, os especialistas em marketing e publicidade perceberam que as cores podem influenciar o comportamento das pessoas. Não é por acaso que o verde predomina em hospitais, assim como a escolha das paletas de cores de grandes corporações, como o azul do Facebook, o amarelo da Skol, ou o laranja do Itaú. Por trás dessas escolhas há estudos psicológicos profundos, todos com o objetivo de influenciar o comportamento das pessoas. Essa lógica da publicidade acabou migrando para o marketing político.

Existem cores que acalmam e relaxam, assim como há outras que despertam desejo e excitação. A psicologia das cores tornou-se uma linha de estudo séria, analisando os efeitos emocionais que cada cor pode gerar nas pessoas, influenciando sentimentos e criando desejos. Talvez seja por isso que o “amarelão sol” da Skol remete a calor, e o calor, por sua vez, provoca sede.

Um dos estudiosos do tema, Neil Patel, destaca que, no consumo, “a cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”. Ele aconselha que qualquer empreendedor não negligencie a psicologia das cores em seus projetos, já que uma escolha ruim pode culminar em resultados insatisfatórios.

Com base nesses conhecimentos, é possível inferir que a escolha das cores nas campanhas eleitorais não é aleatória. Há, consciente ou inconscientemente, a intenção de influenciar o comportamento do eleitor.

Em tempos de política polarizada, as cores, que antes apenas compunham a estética de uma campanha, assumem o papel de símbolos ideológicos e emocionais, capazes de atrair ou afastar eleitores, reforçando que, nas urnas, a guerra das cores também é uma batalha de percepções.

Considerando-se as cores das candidaturas postas no cenário político local, eis o que diz alguns estudos;

Vermelho- É frequentemente ligado a sentimentos de paixão, energia e urgência. É uma cor que estimula o apetite, motivo pelo qual é amplamente usada em marcas de alimentos e restaurantes. Ao mesmo tempo, o vermelho pode evocar sensações de perigo ou alerta, refletindo sua ambivalência.

Azul-   Cor que transmite tranquilidade, confiança e serenidade. Não por acaso, é uma das cores preferidas no mundo corporativo, frequentemente associada a marcas que buscam transmitir estabilidade e segurança.

Amarelo- É relacionado à alegria, otimismo e energia. É uma cor que capta a atenção e traz uma sensação de luminosidade e calor. Porém, em excesso, pode provocar irritação ou ansiedade, destacando a importância de seu uso equilibrado.

Verde- É a cor da natureza, representando crescimento, esperança, harmonia e renovação. Está associado a sentimentos de frescor e saúde, sendo amplamente utilizado em produtos naturais ou ecológicos. O verde tem um efeito calmante e equilibrador, o que o torna ideal para espaços que visam promover relaxamento e bem-estar.

Laranja- Cor laranja é associada a alegria e diversão, a sentimentos positivos e otimistas, criatividade. Estimulante da atividade mental. Pode simbolizar confiança.

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