7/05/2010

Iniciativa pioneira da Prefeitura de Imperatriz é destaque na conferência dos esportes

Ação da gestão Madeira pode se tornar uma política publica do Governo Federal, dos Estados e Municípios

Além de começar a ser copiado por vários municípios brasileiros, um projeto de qualificação profissional originário da Prefeitura de Imperatriz, por intermédio do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, acabou, 100%, incluído e aprovado nas propostas apresentadas durante a III Conferência Nacional do Esporte (III CNE) realizada em Brasília no início de junho.

O tema da CNE foi “Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”. A idéia com as propostas apresentadas é projetar o Brasil entre as dez principais nações olímpicas do mundo.


A proposta que foi apresentada por Imperatriz durante a conferência é na área da qualificação profissional: a criação de políticas que incentivem provisionados de educação física a procurarem formação superior especifica por meio de bolsas de estudos e parcerias com instituições de ensino superior, algo que pioneiramente já é feito pela gestão do prefeito Sebastião Madeira.

A proposição foi apresentada pelo coordenador de Educação Física do Município Moisés Charles delegado à Conferência Nacional. Uma vez aprovada a proposta pode se tornar uma política publica de qualificação profissional adotada pelo Governo Federal e pelos municípios.

Moisés Charles explica que numa ação pioneira no país o prefeito Sebastião Madeira aprovou integralmente a proposta de custear a formação superior de 45 profissionais de educação física da Rede Municipal de Ensino que há anos trabalhavam na área apenas como provisionados.

“Todos eles, depois de submeterem-se a um concurso vestibular, estão cursando faculdade. Um grande investimento futuro que a cidade está longe de imaginar” destaca Moisés Charles ressaltando que depois de formada essa primeira turma apenas quatro professores de educação física , na rede municipal, não terão curso superior “alguns não passaram no vestibular” justificou.

Os 45 professores de educação física do município estão matriculados na Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão-Unisulma, a única da cidade com o mencionado curso em sua grade de graduação.

De acordo com o professor Charles essa ação da gestão Madeira já mereceu elogios em vários eventos pelo Brasil.

O professor destacou que é motivo de orgulho ver a atual gestão municipal na vanguarda de um projeto , que não vai demorar muito, estará sendo copiado em todo Brasil, por iniciativa dos municípios, e estimulado por uma política pública do Governo Federal.

“Só temos a agradecer ao prefeito Madeira, pelo pioneirismo, pela visão de futuro e por acreditar nesse projeto” concluiu o professor.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...