A coordenação do I Seminário de Resíduos Sólidos e Urbanos da Messoregião Tocantina teve que encerrar as inscrições na última quinta-feira em face ao elevado número que ficou acima da expectativa. A previsão inicial dos coordenadores era de receber cerca de 500 pedidos de inscrições, porém até o encerramento foram solicitadas 620 de pessoas residentes em vários municípios da região.
O evento se realizará nos dias 17 e 18 de março, no auditório do Palácio do Comércio, gentilmente cedido pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio. O I Seminário de Resíduos Sólidos é promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e Cáritas Brasileira, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM).
Com o tema “Lixo, responsabilidade de todos nós”, os participantes vão debater um problema que incomoda e preocupa autoridades e a própria sociedade civil, que é a destinação correta do lixo. Para que a discussão torne-se mais ampla a Cáritas Brasileira – Projeto Reciclando Vidas está trazendo para o seminário pessoas de outras regiões do Brasil, com profundo conhecimento do assunto.
No evento também serão apresentados trabalhos de cunho científico de autoria de estudantes da área, os quais serão conhecidos e debatidos. Todos os assuntos a serem debatidos, de acordo com uma das coordenadoras, a secretária adjunta da Sepluma, professora Rubeny Brígida, devem ser em torno do tema proposto pela coordenação. Uma das mesas será coordenada pela Associação dos Catadores de Lixo de Imperatriz, entidade organizada pela Cáritas Brasileira.