4/11/2011

EMAJ PROMOVE ATENDIMENTO JURÍDICO ITINERANTE

Por James dos Anjos

A Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), através do Escritório Modelo de Assistência Jurídica Dom Affonso Felippe Gregory (EMAJ) e em parceria com Conselho Tutelar de Vila Nova dos Martírios, realizou, no dia 26 de março, atendimento jurídico itinerante à população carente daquele município.

Os atendimentos foram realizados na sede do Conselho Tutelar e contou com a participação dos acadêmicos do 9º período do curso de direito. Após reunião objetivando explicar a função do EMAJ os acadêmicos realizaram os procedimentos de praxe.

Como balancete dos atendimentos tem-se o seguinte resultado: 29 (vinte e nove) pessoas atendidas, sendo que 26 (vinte e seis) ajuizarão ação na Justiça e 3 (três) foram informadas acerca de andamento processual. Dos 26 (vinte e seis) atendimentos, 20 versam sobre pedido de pensão alimentícia, 3 (três) sobre investigação de paternidade, 01 (um) sobre retificação de registro de nascimento, 01 (um) sobre ação de guarda, 01 (um) acerca de adoção.

A ação foi coordenada pelas professoras Marilene Santos e Natália Freire. Segundo as docentes, o trabalho realizado em Vila Nova dos Martírios visa aproximar os estudantes da realidade, daí um acompanhamento in loco, o que permite ao acadêmico um contato direto com a vivência e com os problemas da sociedade.

A professora Marilene Santos afirmou que ações como estas fazem parte do calendário regular de atividades do Núcleo de prática jurídica. “A FEST tem uma preocupação especial em fazer cumprir a função social da academia, por isso realizamos ações constantes na perspectiva de fomentarmos o conhecimento e cumprirmos a nossa função social enquanto instituição de ensino superior”, destacou.

A docente Natália Freire enfatizou como aspecto fundamental o contato dos acadêmicos com a realidade na qual estão inseridos. “Com o atendimento nos bairros e municípios, há dizer-se que, além do relevante papel social, o EMAJ oportuniza aos agentes um melhor contato com a realidade social e a otimização do aprendizado”, asseverou

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...