3/20/2013

REQUISITO OBRIGATÓRIO: Inscrições para Exame da Ordem começam nesta sexta


As inscrições para o X Exame da Ordem Unificado terão início nesta sexta-feira (22/3) e se estenderão até o dia 9 de abril. A primeira fase (prova objetiva) está prevista para o dia 28 de abril e a segunda (prova prático-profissional), para a qual só se submeterão aqueles que foram aprovados na primeira, está prevista para o dia 16 de junho. Os  detalhes do Exame estarão disponíveis no edital que será divulgado na sexta-feira (22/3) pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. O Exame é aplicado nacionalmente pela OAB como requisito obrigatório para que o bacharel em Direito possa ingressar nos quadros da advocacia, conforme prevê o artigo 8º, inciso IV, da Lei 8.906/1994.
Serão três edições do Exame neste ano: uma na próxima sexta-feira e duas outras nos meses de julho e novembro deste ano. O XI Exame de Ordem Unificado terá inscrições abertas a partir do dia 12 de julho. A previsão é que a primeira fase seja realizada no dia 18 de agosto e a segunda, em 6 de outubro. Já o último Exame de Ordem do ano terá inscrições a partir do dia 4 de novembro de 2013, com a primeira fase prevista para o dia 8 de dezembro e a segunda para 2 de fevereiro de 2014.