4/09/2013

Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa será lançado hoje em Imperatriz



A ação, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, visa garantir a alfabetização até os 8 anos de idade

Programa proposto pelo Governo Federal, o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC), será lançado hoje pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A solenidade acontece às 14horas na Igreja Assembleia de Deus da XV de Novembro- congregação Jerusalém.
Zesiel Ribeiro, Secretário Municipal de Educação, destaca que além do aprendizado da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos, o objetivo do programa é garantir a alfabetização, com qualidade, até os oito anos de idade.

“Estamos lançando em Imperatriz o Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa que desenvolverá ações que consistem na Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; além da gestão, controle social e mobilização. Esta é mais uma ação que viabilizará uma educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento humano dos alunos”.
Genilza Sipião, que coordena as ações deste programa no município ressalta a relevância do PNAIC para os sistemas de ensino. “O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização até o 3º Ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. É um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetização até, no máximo 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização”.

A coordenadora enumera os órgãos e entidades envolvidos no lançamento e desenvolvimento das ações do PNAIC. “Este é um programa que envolve não apenas a Secretaria de Educação. Estão envolvidos: Professores alfabetizadores de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; orientadores de estudos; gestores e coordenadores escolares; Ministério da Educação (MEC); Secretaria Estadual de Educação (SEDUC- MA); Prefeitura de Imperatriz através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED); Conselho Municipal de Educação e conselhos escolares”. (Luana Barros- ASCOM)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...