9/23/2013

Começa hoje a semana do idoso.



A ação irá discutir diversos temas, dentre eles a violência contra o idoso
A Prefeitura de Imperatriz em parceria com o Conselho municipal de Proteção ao Idoso e toda a Rede de atenção ao Idoso iniciam nesta segunda-feira (23) a XI Semana Municipal do Idoso, a ser realizada de 23 de setembro a 01 de outubro. Com o tema: “Estatuto do Idoso: Uma década de desafios e conquistas” a semana irá colocar em destaque as conquistas do Idoso durante os 10 anos de estatuto e propor novos desafios e ações em prol da qualidade de vida da pessoa Idosa.
Nesse período, serão realizadas atividades culturais, palestras, baile da Felicidade, blitz, Ação solidária e capacitação com Agentes comunitários de Saúde, abordando o tema “Violência contra a pessoa Idosa”, uma das problemáticas que mais atingem o Idoso de Imperatriz.
Dados do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) em Imperatriz apontam que só em 2013 foram registrados 71 casos de violência contra o idoso, de janeiro ao início de setembro. Destes, 31 casos foram de abuso financeiro e negligência, 06 casos de maus tratos, 13 casos de violência psicológica, além dos casos de maus tratos em cuidados básicos, como alimentação, falta de atendimento médico, falta de medicação, e abandono durante a noite.

Maura Barroso, coordenadora da Casa do Idoso, programa social mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), afirma que a assistência ao idoso cresceu em Imperatriz. Uma série de benefícios foi criada, tanto pela política municipal quanto pelo poder judiciário através de promotoria e defensoria do Idoso. Porém, outras ações precisam ser abordadas e a semana visa, além de combater a Violência contra o Idoso, reivindicar ações que coíbam maus tratos ao Idoso, em todas as áreas.
“Imperatriz cresceu muito nos últimos anos, principalmente na gestão do prefeito Madeira, que proporcionou melhorias na política pública voltadas a pessoa idosa. Melhorou na assistência através da SEDES e do CREAS, houve uma preocupação com o bem estar do idoso instalando as academias ao ar livre nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no programa Saúde do Idoso que distribui medicação de graça aos idosos, na Educação com o EJA e tantas outras ações”, e acrescentou “mas, ainda nos falta uma delegacia especializada contra a violência ao idoso e um Centro Integrado de Apoio e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa”.
Maura afirmou ainda que 80% dos Idosos sofrem de algum tipo de violência, sofrida em maior índice, no seio familiar, motivo pelo qual poucas são as denúncias dessa problemática.
“As famílias não denunciam porque, em sua maioria, são os causadores da violência. Por esse motivo é importante que a sociedade participe da nossa programação da Semana do Idoso como forma de conscientização, pois qualquer pessoa pode denunciar e defender o idoso” finalizou Maura.
Programação

23 de setembro
08:30h – Abertura e Capacitação com Agentes Comunitários de Saúde com o tema “Violência contra a pessoa idosa” (Programa Saúde do Idoso)
Local: Auditório da Secretaria de Saúde
14:00h – Encerramento da Capacitação
Local: Casa do Idoso
24 de setembro
16:00h – Sessão de Cinema (Coordenação: Casa do Idoso Esperança)
Local: Imperial Shopping 
25 de setembro
 08:00h – V Festival de Verão da Casa do Idoso (Coordenação: Casa do Idoso)
26 de setembro
19:00h – Roda de Conversa: Avaliando a RENADI (Coordenação: RENADI)
Local: Clube das Mães (Rua Aquiles Lisboa, 50 – centro)
27 de setembro
08:30h – Palestra sobre Direito à saúde (Remédios Gratuitos e Carteiras), baseada no Estatuto do Idoso. (Coordenação: Bem Viver e Vida Nova)
Local: Sind. dos Trabalhadores Rurais na Rua João Lisboa, 1205, Juçara
28 de setembro
07:30 às 09:30 h – Blitz (Coordenação: Conselho do Idoso)
Local: Em frente às lojas Economia na Av. Dorgival Pinheiro
08:30 às 10:30h – Palestra com tema “Estatuto do Idoso e o SUAS” (coordenação ACESPE)
Local: Templo Central da Assembléia de Deus
16:00h – Ação Solidária no Lar São Francisco
Coordenação: Associação Pró-Idosos de Imperatriz - APII
29 de setembro
08:00h – Contemplando o Rio Tocantins com os idosos
Coordenação: Fórum Permanente da Pessoa Idosa
Saída: Cais do Porto
30 de setembro
08:00h – Palestra sobre Empréstimo consignado e Transporte ministrada pelos acadêmicos de direito da FEST (Coordenação – Conselho do Idoso)
Local: Auditório da Secretaria de Saúde
01 de outubro
18:00h – Baile da felicidade (Coordenação: Casa do idoso)
Local: Maçonaria da Rua Alagoas
Sara Ribeiro - ASCOM

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...