9/20/2013

Hidrelétricas aumentam vazão e praias comecam a desaparecer. Defesa Civil alerta banhistas




Período de veraneio está oficialmente encerrado, afirma Superintende.
Em virtude do aumento da vazão da hidrelétrica de Estreito (125 km de Imperatriz), o nível do rio Tocantins subiu novamente e provocou o fim do período veraneio nas praias Cacau e do Meio.
O Superintendente da Defesa Civil em Imperatriz, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, diz que o resultado do volume de água é visível, onde quase toda a Praia do Cacau, maior balneário público da cidade, se encontra quase toda submersa.
Ele contou à reportagem que por medida de segurança a rede elétrica foi desligada e os postes de iluminação pública começam a ser retirados nessa sexta-feira (20). Os trabalhos estão sendo realizados pela empresa Citeluz, responsável pela manutenção da iluminação pública em Imperatriz.
“Nós queremos alertar os banhistas sobre essa constante oscilação do nível rio Tocantins, pois com o encerramento oficial do período de veraneio também foram retirados os guardas-vidas e demais aparatos de segurança”, disse ele, ao ressaltar o trabalho dos agentes da defesa civil que durante todo o dia de ontem fizeram o monitoramento do nível do rio Tocantins.
Devido à cheia do rio Tocantins, os barraqueiros também começaram a retirar freezers, mesas e cadeiras da Praia do Cacau. O trabalho está sendo acompanhado pela coordenação da Defesa Civil.
Chico do Planalto observou ainda que a decisão do encerramento do período foi tomada após avaliação da situação. “Essa constante oscilação do nível do rio Tocantins, dificulta a continuidade do período de veraneio nas praias do Cacau e do Meio com segurança, por isso ponderamos que além da diversão o melhor é garantir a segurança das pessoas”, concluiu.