10/08/2013

Consultório na rua: Imperatriz é referência no atendimento à saúde de moradores de rua.



O serviço prestado pela SEMUS ganhou destaque e recebeu visita de coordenadores de outros centros do Brasil.

Destaque Nacional, o Programa Consultório na Rua em Imperatriz, mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal (SEMUS) em parceria com Ministério da Saúde (MS), é referência na região norte nordeste. O programa presta atendimento multiprofissional a pessoas em situação de rua, ou seja, o consultório vai até o paciente.

Devido ao êxito no desenvolvimento destas atividades, a equipe do “Consultório na Rua” recebeu nesta semana a visita do coordenador do programa de Goiânia, Elandias Bezerra Sousa, que veio segundo ele, para verificar como são desenvolvidos os trabalhos aqui na cidade e realizar a troca de experiências.  
                        Elandias Bezerra  com a coordenadora do Consultório na Rua de Imperatriz.

“Eu estou de férias, mais vim aqui para a cidade e aproveitei para conhecer os trabalhos, e propor algumas trocas de experiências entre os dois consultórios e a partir dessa troca, propor alguns eventos”, explica o visitante. 

Em entrevista, Elandias Bezerra fala da sua visão sobre o Consultório na Rua de Imperatriz: “É um programa reconhecido nacionalmente. É uma das experiências mais valorosas que o município tem praticado neste momento. Precisamos apenas ampliar este acesso, mas só o fato do município reconhecer esta ação e incluir na estratégia da Atenção Básica já significa uma atenção diferenciada para este morador”.

Atualmente o programa atende cerca de 230 pessoas, sendo 103 moradores de rua (sem referência familiar) e 125 em situação de rua (que tem referência, mas vivem nas ruas), sendo acompanhados regularmente por uma equipe multidisciplinar, composta por Médico, Enfermeiro, Técnicos de Enfermagem, Assistente Social, Psicóloga e Agente Social.

Questionado a respeito da sua observação durante as visitas da equipe em campo, Elandias ressaltou que o destaque é a união da equipe e o atendimento prestado por meio dos laços de afetividade que são criados, diferentemente do acontece em outros centros já visitados por ele no Brasil.               

“A unificação da equipe, ela consegue ter uma fala igualitária no campo, e consegue ter um vínculo extremamente afetivo com os pacientes. Eu percebi que ela é reconhecida no campo. Automaticamente quando ela chega, você percebe uma movimentação dessa população que rapidamente vem para ser atendido. Em outras equipes a nível de Brasil, você não ver esse vínculo da equipe de saúde junto ao morador de rua. Então uma das coisas mais efetivas que agente acha neste momento junto a equipe de Imperatriz é justamente isso, o respeito ao cidadão”, afirma Elandias.

Conceição Madeira, Secretária de Saúde, informa que é um orgulho para sua administração e para o município receber essas visitas que enaltecem o trabalho árduo realizado por suas equipes. “É sempre uma satisfação saber que programas da secretaria de saúde são reconhecidos pelos índices alcançados, pois cada indicador melhorado significa mais qualidade de vida para população imperatrizense”, ressalta Conceição afirmando que isso é fruto do trabalho de todos. [Maria Almeida – ASCOM]


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...