1/21/2014

Em Brasília, Madeira e Chiquinho Escórcio cobram mais recursos para a saúde de Imperatriz.



  O prefeito Sebastião Madeira e o deputado federal Chiquinho Escórcio iniciaram a agenda de trabalho da semana em Brasília, onde nesta segunda-feira (20), foram recebidos por técnicos do Ministério da Saúde (MS) para cobrar o compromisso firmado pelo ministro Alexandre Padilha de aprovar o recurso extra para ajudar a fechar o orçamento da saúde municipal de Imperatriz em 2013 e de aumentar o teto financeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) em Imperatriz, congelado há cinco anos.

Madeira não foi à audiência de mãos vazias, acompanhado de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), apresentou dados e números que comprovam o que ele tem dito desde que assumiu a gestão municipal, que a saúde de Imperatriz há muito deixou de ser local para atender a uma demanda regional.

“Assistimos a uma demanda de três estados, Maranhão, Tocantins e Pará. E isso tem consumido integralmente as transferências feitas pelo Ministério da Saúde, tanto que para não entrar num verdadeiro colapso, parte dessa demanda é suprida com recursos do Tesouro Municipal. E é isso que nós estamos tentando resolver nessa vinda a Brasília, com o apoio do deputado Chiquinho Escórcio, que muito tem nos ajudado nas demandas do município”.


Por telefone, o prefeito destacou a habilidade da equipe liderada pela titular da SEMUS, Conceição Madeira, que mantém em funcionamento pleno uma das melhores estruturas de saúde do Maranhão. “Se não fosse essa capacidade, certamente a saúde no município de Imperatriz já estaria no patamar do caos constatado nos sistemas de saúde até dos chamados grandes centros”.

Além do Hospital Municipal Socorrão, a Prefeitura de Imperatriz mantem uma estrutura de dezenas de unidades básicas de saúde e programas que por sua eficácia são considerados hoje referencia nacional, como por exemplo, os programas de combate à hanseníase, à tuberculose, e à dengue. “Também somos campeões em cobertura vacinal”, destacou Madeira.

Apoio – Para o deputado Chiquinho Escorcio, ao contribuir com a gestão nos seus diversos pleitos em Brasília, ele cumpre com sua obrigação parlamentar, pois sempre é bem recebido pela cidade de Imperatriz. “E é muito bom ajudar quem trabalha como o prefeito Madeira, exemplo de homem público, comprometido com as causas da cidade”.

O deputado encerrou a entrevista com a afirmação de que não vai “medir para que o ministro da saúde cumpra com a promessa feita durante visita a Imperatriz do aumento dos repasses à saúde de Imperatriz”. [ASCOM]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...