1/28/2014

Prefeito e secretária de saúde visitam unidade móvel de oncologia




Atualmente, a unidade atende usuários da
região da grande Vila Nova

O prefeito Sebastião Madeira e a secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, visitaram na manhã dessa segunda-feira (27) a unidade móvel de oncologia (ônibus) instalado em frente à Unidade Mista Clésio Fonseca, no bairro Vila Nova.

Atualmente, foram realizados cerca de 400 atendimentos às mulheres na realização do teste de Papanicolau ---exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer de colo do útero.


O exame deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexual ativa ou não, pelo menos uma vez ao ano. Após três exames anuais consecutivos normais, o teste de Papanicolau pode ser realizado com menor freqüência, podendo ser, em mulheres de baixo risco, até a cada três anos, de acordo com a análise do médico. Porém mulheres com pelo menos um fator de risco para câncer do colo uterino devem continuar se submetendo ao exame anual.

O Papanicolau consiste basicamente na coleta de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lâmina e analisado posteriormente por um citopatologista (que pode ser um biomédico, farmacêutico bioquímico ou médico) ao microscópio. É citológico, examina a morfologia das células da mucosa do colo do útero, analisa alterações nas células cervicais, chamadas de displasia cervical.

A coordenadora da unidade móvel oncológica, Vilenice Batista, observa que a primeira região da cidade a ser beneficiada com o atendimento do serviço móvel esta sendo o grande Vila Nova.

Segundo ela, o veículo é equipado para a realização de exames preventivos de quatro tipos de câncer: colo do útero, mama, próstata e pele. Ela confirmou que os primeiros exames já estão sendo entregues aos pacientes.

Homens – Em média 300 homens já foram atendidos com o PSA (Prova do Antígeno Prostático) – o conhecido exame de Próstata. “Pacientes do grande Vila Nova devem realizar o pré-agendamento na unidade móvel que fica em frente a unidade de saúde Clésio Fonseca, na rua Dom Marcelino”, orienta. 

A equipe médica é composta por especialistas nas seguintes áreas: Dermatologista, Ginecologista, Urologista, Mastologista, Radiologista de Oncologia que trabalham diariamente no combate ao câncer.

Agentes Comunitários de Saúde realizam cadastro

Para agilizar o atendimento à comunidade, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizaram cadastro dos moradores do bairro Vila Nova e de regiões circunvizinhas. O ônibus-hospital continuará atendendo, durante período indeterminado, os moradores em frente à Unidade Mista de Saúde Clésio Fonseca.

A meta, de acordo com a coordenadora da unidade móvel oncológica, é atender todos os pacientes cadastrados até concluir a demanda de exames de Papanicolau (PCCU), Próstata (PSA) e biopsia de pele.


A unidade móvel


 O ônibus modificado que custou R$ 2,3 milhões foi financiado da Fundação Vale e equipado pelo Hospital de Câncer de Barretos (Fundação PIO XII Barretos), que também capacitou os profissionais que irão trabalhar e manusear os equipamentos.

 O veículo de dois andares foi dividido contando em sala de espera com TV; outra de mamografia (com mamógrafo de última geração); uma de coleta de colpo citologia para realização do Papanicolau e há ainda a sala de exame de pele e um centro cirúrgico.
No caso do câncer de pele será possível fazer o exame preventivo, o tratamento e até a cirurgia, na própria unidade móvel. Hoje, 90% dos casos relacionados ao câncer de pele já são resolvidos nesse tipo serviço