2/15/2014

Comissão organizadora, professores e atletas discutem estratégias para realização dos jogos escolares 2014

           


 Realizado na manhã de ontem (14) o Fórum de lançamento da XXXIII edição dos Jogos Escolares Imperatrizenes (JEI’S) reuniu técnicos, professores, atletas e autoridades no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para discutir os detalhes da competição que será realizada no período de 16 a 30 de março em Imperatriz.

            De acordo com o secretário Municipal de Esportes, Joaquim Quirino Cruz, o Neto Ampere, o encontro foi organizado com o objetivo de apresentar a logística e ouvir sugestões dos participantes para a competição. “Nossa proposta é exatamente dar início aos jogos escolares Imperatrizenes, com descrição do regulamento, as competições a serem disputadas, os locais de competições, o sistema pedagógico que vai ser implantado, e também pra ouvir as equipes para que possamos fazer mais uma bela competição”, observa o secretário ao ressaltar o periodo de realização das competições:

            “Seguindo o calendário dos jogos maranhenses, que também foi antecipado, esse ano o JEI’S 2014 não acontecerão no periodo de férias escolares como nas edições anteriores em função da realização da Copa do Mundo no Brasil em junho”.

Logística – Na ocasião, Neto Ampere afirmou que a edição 2014 dos jogos escolares será dotada de infraestrutura mais adequada. “Nos anos à frente da secretaria de esportes, tenho a convicção em dizer que temos tido todo o apoio do governo em relação à logística e infraestrutura, mas esse ano será melhor ainda com as novas praças esportivas construídas e revitalizadas pelo Município, são ginásios já concluídos e em construção. E ainda as quadras que estão sendo cobertas nas escolas municipais pela SEMED e também o apoio das escolas particulares”.

Madeira: Estamos trabalhando para dar maiores condições aos nossos jovens atletas.


            Em seu pronunciamento durante o evento, o prefeito Sebastião Madeira destacou a importância da pratica esportiva na formação de cidadãos, principalmente das crianças e jovens “primeiro porque ajuda a preparar os jovens pra vida adulta e tem como subproduto a saúde e a boa vivência em comunidade”.

Pela dimensão do evento, ele afirmou que a discussão com as partes envolvidas na competição possibilitará realizar um evento melhor a cada ano. “A dimensão dos jogos escolares vai além da disputa de centenas de atletas por um troféu. É o maior evento esportivo que a cidade tem envolvendo todos os jovens e suas famílias tanto a esfera publica como a privada, interagindo uns com os outros. Por isso é tão importante que os profissionais e atletas se reúnam com antecedência para discutir os detalhes do evento para que possamos melhorar a cada dia”.  

Estrutura – O prefeito lembrou que algumas conquistas já podem ser notadas na área do esporte em Imperatriz.  “É um esforço muito grande pra realizar uma boa competição a cada ano, dotando a competição da infraestrutura necessária, e também organizando a logística para os jovens aqui classificados poderem disputar os jogos estaduais e alcançarem bons resultados. Estamos estruturando a cidade com complexos esportivos em diversos bairros. Pelo sexto ano consecutivo, nossos jovens têm a oportunidade de participar e alcançarem resultados importantes nas competições locais e estaduais, inclusive muitas equipes de escolas municipais têm conquistados vitorias importantes”.

O Investimento da gestão nesse setor foi citado por Madeira nos exemplos das quadras coberta no Bairro Ouro Verde e Conjunto Planalto, e outros espaços já concluídos e em construção: “estamos construindo outra no Conjunto Vitoria. Tem o ginásio pronto do Parque Alvorada, e o complexo esportivo Barjonas Lobão, que terá também piscina olímpica, praça da juventude, academia da saúde e será sem dúvida o mais completo do Maranhão”.

Legislativo – O vereador Rildo Amaral, que também é desportista elogiou a iniciativa da secretaria de Esporte em promover um momento de discussão entre a comissão organizadora do evento e as instituições e atletas interessados.

“Diante do convite da secretaria para que possamos pensar os jogos, acredito que podemos melhorar tanto na facilidade das inscrições e na organização dos locais de jogos para facilitar a participação dos atletas e que seja exemplo para outras competições. Independente da bancada política, o legislativo tem dado todo apoio às ações do executivo em beneficio da comunidade, na área do esporte não sido diferente”.

[ASCOM] 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...