12/17/2014

Imperatriz dispõe do melhor serviço de pronto- atendimento do Samu do Maranhão


Vereador José Carlos enfatiza que dez novas viaturas

 reforçam a frota de ambulâncias do SAMU

Gil Carvalho

O vereador José Carlos Soares Barros (PTB), próximo presidente da Câmara Municipal, garante que “Imperatriz dispõe de um dos melhores serviços de pronto-atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Maranhão”.

“O município aguardava uma autorização do Ministério da Saúde para se desfazer dessas ambulâncias antigas, de governos anteriores, sem condições de utilização em Imperatriz”, disse ele, que afirma ter participado de audiência com representantes do Ministério da Saúde que garantiram que iriam enviar essa autorização para que a prefeitura pudesse fazer um leilão para se desfazer essas ambulâncias.

José Carlos assinala que o Ministério da Saúde sinalizou que não havia interesse em recuperá-las, devido o elevado custo operacional, bem como questionou os técnicos se não precisa de uma autorização da Câmara de Vereadores para que o município pudesse se desfazer das ambulâncias. “Me disseram apenas que bastava a prefeitura descaracterizá-la para que fosse enviada essa autorização para que, posteriormente, fosse repassado a um ferro velho”, explicou.

“É sensacionalismo, não existe nada demais!”, classificou ele, que enalteceu a qualidade do serviço prestado pelos profissionais de saúde que dispõem de dez novas ambulâncias que foram enviadas pelo Ministério da Saúde. “Já precisei do serviço por diversas vezes nas ruas de nossa cidade, cujo tempo resposta é de 8 a 9 minutos para chegar até a ocorrência, cujo trabalho é muito bem feito pelo SAMU de Imperatriz”, confessa.
De acordo com o vereador, o município acaba de receber a autorização, devendo se desfazer das ambulâncias antigas, com mais de sete anos de utilização, sendo que algumas são de governos anteriores, mas que ficaram aguardando essa decisão do Ministério da Saúde.
A vereadora Terezinha Soares (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Imperatriz, lembra que a primeira providência da secretária Conceição Madeira (Saúde) foi viabilizar a renovação da frota de ambulâncias do SAMU. “A maioria dessas ambulâncias é antiga, sem condições de serem recuperadas”, conta.
Para ela, o município não tem medido esforços para melhorar o pronto-atendimento não apenas no setor de ambulâncias, mas nas unidades básicas de saúde e no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. “Imperatriz dispõe de dez ambulâncias, mas acreditamos que novas viaturas deverão reformar a frota do SAMU”, conclui.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...