12/14/2014

Suzano Papel e Celulose amplia Programa de Parceria Florestal no Maranhão, Tocantins e Pará


Da Assessoria  

Meta é atingir 10 mil hectares de floresta plantada ainda no primeiro trimestre de 2015

A Suzano Papel e Celulose está ampliando a rede de parcerias florestais com produtores rurais nos Estados do Maranhão, Tocantins e Pará. A estimativa da empresa é atingir a marca de 10 mil hectares de florestas plantadas no Programa de Parceria Florestal ainda no primeiro trimestre de 2015. O objetivo é apoiar o desenvolvimento florestal por meio de incentivos e estímulos ao cultivo de eucalipto em terras de produtores locais independentes.

Lançado há quatro anos na região do entorno da Unidade Imperatriz, inaugurada há um ano, o Programa de Parceria Florestal já atingiu, entre áreas plantadas e contratadas3.176,81 hectares no Tocantins, 3.220,12 hectares no Pará e 3.009,84 no Maranhão, mas ainda há espaço para muitos outros parceiros.

É sempre importante ressaltar que o Programa de Parceria Florestal da Suzano, além de contribuir para a conservação das áreas de reserva legal e preservação permanente, busca oferecer uma alternativa de negócio comparável às melhores alternativas agropecuárias com geração de renda e empregos diretos e indiretos”, assegura LuisCarlos Morais de Abreu, Gerente do Programa de Parceria Florestal da Suzano Papel e Celulose. “Mesmo os pequenos produtores podem participar, pois o Programa Parceria Florestal é realizado em três modalidades: Renda Verde, para proprietários com até 15 módulos fiscais (medida adotada pelo Incra),  Invest Verde e Empreende Verde para propriedades com até 90 módulos fiscais”, explica.

Nos três casos, a Suzano Papel e Celulose garante contratualmente a compra de um percentual mínimo da madeira produzida, sendo 95% para a modalidade Renda Verde, 70% de aquisição da madeira obtida no âmbito Invest Verde e 50% para a modalidade Empreende Verde. Em todas as modalidades as mudas para plantio e replantio são fornecidas pela Suzano a custo zero para o produtor, assim como a assistência técnica em todas as etapas da implantação florestal e manutenções até a colheita. Além disso, os produtores parceiros contam com o apoio da Suzano para realizar o planejamento do uso do solo de acordo com o órgão ambiental local e para a obtenção de licença de plantio, quando aplicável.

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 90 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidadesindustriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.

Mais informações para a imprensa:
Glaucia Dias
glauciadias@suzano.com.br

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...