3/17/2015

Projeto de inclusão digital da Suzano Papel e Celulose beneficia famílias no Maranhão


Da Assessoria


Em quatro anos, comunidades situadas na região do Baixo Parnaíba maranhense foram envolvidas no projeto.

A Suzano Papel e Celulose vem desenvolvendo no Maranhão um amplo projeto de inclusão de digital, com um curso completo de informática, que já beneficiou quase 3 mil famílias em quatros anos. A iniciativa está apoiada no compromisso da empresa com a sustentabilidade, presente em seu modelo de atuação, estratégias e gestão.

Com foco no desenvolvimento das comunidades existentes em suas áreas da influência, a Suzano investe desde 2011 na capacitação técnica em informática, contribuindo para a inclusão social e, especialmente, inserção no mercado de trabalho local para jovens e adultos das regiões de Urbano Santos e Santa Quitéria, ambas no Estado do Maranhão.

O curso completo de informática, que abrange os módulos básico e avançado, tem duração de um ano e contribui para formação de novos monitores e desenvolvimento profissional, além de facilitar o acesso à informação e desenvolver verdadeiros educadores sociais.

O projeto foi concretizado graças à parceria da Suzano com o poder público da região, além de outros atores locais como a Prefeitura de Urbano Santos, Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Santa Quitéria, Lar Franciscano, Sindicato dos Professores Municipais de Urbano Santos, DI Informática, Centro Social de Inclusão Digital (Cesid), APAE de Urbano Santos, APAE de Belágua e Associações de moradores da zona rural de Santa Quitéria.

Além de doar os computadores para a viabilização dos laboratórios de estudos, a Suzano também auxiliou na capacitação de monitores para o repasse dos conteúdos. Após esta primeira etapa, associações e poder público assumiram o controle do projeto e, hoje, têm total autonomia na gestão do programa. O Cesid e o Lar Franciscano, por exemplo, disponibilizaram três de seus computadores para utilização mediante cobrança de um valor simbólico, criando uma espécie de lan house, justamente para auxiliar na manutenção do projeto.

Anualmente, é realizado um fórum de inclusão digital reunindo os monitores, especialistas no tema e as entidades responsáveis pelos laboratórios de informática, com objetivo de discutir novas ideias, fomentar a troca de conhecimento e aprimorar as técnicas já utilizadas.

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há mais de 90 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.

Mais informações para a imprensa:

Glaucia Dias
99 3529-5151

99 99184-8856

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...