6/03/2015

Começam os preparativos do projeto Verão 2015 Reunião é realizada no 3º BBM com guarda-vidas municipais Os guarda-vidas que foram aprovados na seleção do ano passado serão convocados a participar de curso de reciclagem que será ministrado por oficiais do 3º Batalhão Bombeiros Militar, sediado em Imperatriz. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto. Segundo ele, o problema da oscilação do nível do rio Tocantins, causado depois da construção da hidrelétrica de Estreito-MA, será explicado aos guarda-vidas que deverão atuar durante o período de veraneio nas praias do Cacau e do Meio. “A maioria dos guarda-vidas está em atividade permanente, mas será necessário esse treinamento para atuarem no pronto-socorro durante a abertura do projeto Verão-2015”, contou. Ele informou ainda que durante a reunião com o comandante do 3º BBM, major Wilni Barbosa, os guarda-vidas receberam orientações técnicas sobre a influência das hidrelétricas de Lageado, Serra da Mesa e a de Estreito sobre o rio Tocantins. Chico do Planalto esclareceu ainda que esse trabalho visa preparar a estrutura para o período de veraneio, porém condicionado a ‘situação natural’ das hidrelétricas que foram construídas ao longo do rio Tocantins e que alteraram o calendário de praias no rio Tocantins, em Imperatriz. “Nós ainda não temos a certeza de que teremos um período de veraneio com essa estrutura devido à oscilação do nível do rio Tocantins”, ressaltou. O superintendente assinala que o município realizou processo de licitação para contratação de banheiros químicos, palcos, sonorização, alimentação e materiais para confecção de uniformes dos agentes que atuarão durante o projeto Verão-2015. “Esse projeto será apresentado nesta segunda quinzena desse mês aos órgãos envolvidos, incluído a pastas de Planejamento e Meio Ambiente; Esporte e Lazer, Vigilância Sanitária, Ambiental, Fundação Cultural, Assessoria de Comunicação, Infraestrutura, Zoonoses, Saúde, Polícia Militar, Marinha e o 3° BBM”, reiterou. Reunião – Ele também adiantou que será realizada nesta primeira quinzena desse mês uma reunião com os diretores e coordenadores do Consórcio Estreito Energia – o Ceste. O objetivo, explica Chico do Planalto, é para obter informações sobre o volume de vazão d’água que será realizado nestas próximas semanas. “A prefeitura municipal está sua parte que é viabilizando toda logística necessária para o projeto Verão-2015”, concluiu. [Gil Carvalho – ASCOM]


Os guarda-vidas que foram aprovados na seleção do ano passado serão convocados a participar de curso de reciclagem que será ministrado por oficiais do 3º Batalhão Bombeiros Militar, sediado em Imperatriz. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto.
Segundo ele, o problema da oscilação do nível do rio Tocantins, causado depois da construção da hidrelétrica de Estreito-MA, será explicado aos guarda-vidas que deverão atuar durante o período de veraneio nas praias do Cacau e do Meio.  “A maioria dos guarda-vidas está em atividade permanente, mas será necessário esse treinamento para atuarem no pronto-socorro durante a abertura do projeto Verão-2015”, contou.

Ele informou ainda que durante a reunião com o comandante do 3º BBM, major Wilni Barbosa, os guarda-vidas receberam orientações técnicas sobre a influência das hidrelétricas de Lageado, Serra da Mesa e a de Estreito sobre o rio Tocantins.

Chico do Planalto esclareceu ainda que esse trabalho visa preparar a estrutura para o período de veraneio, porém condicionado a ‘situação natural’ das hidrelétricas que foram construídas ao longo do rio Tocantins e que alteraram o calendário de praias no rio Tocantins, em Imperatriz. “Nós ainda não temos a certeza de que teremos um período de veraneio com essa estrutura devido à oscilação do nível do rio Tocantins”, ressaltou.

O superintendente assinala que o município realizou processo de licitação para contratação de banheiros químicos, palcos, sonorização, alimentação e materiais para confecção de uniformes dos agentes que atuarão durante o projeto Verão-2015. “Esse projeto será apresentado nesta segunda quinzena desse mês aos órgãos envolvidos, incluído a pastas de Planejamento e Meio Ambiente; Esporte e Lazer, Vigilância Sanitária, Ambiental, Fundação Cultural, Assessoria de Comunicação, Infraestrutura, Zoonoses,  Saúde, Polícia Militar, Marinha e o 3° BBM”, reiterou.

Reunião – Ele também adiantou que será realizada nesta primeira quinzena desse mês uma reunião com os diretores e coordenadores do Consórcio Estreito Energia – o Ceste. O objetivo, explica Chico do Planalto, é para obter informações sobre o volume de vazão d’água que será realizado nestas próximas semanas. “A prefeitura municipal está sua parte que é viabilizando toda logística necessária para o projeto Verão-2015”, concluiu. 
Gil Carvalho – ASCOM]