6/10/2015

Moradores do Parque Amazonas recebem atendimento da Unidade Móvel de prevenção e combate ao câncer


Após atender cerca de 1700 pessoas, no Nova Imperatriz “ônibus do câncer”, segue cronograma levando consultas e exames para moradores da região do Parque Amazonas
Dando continuidade aos trabalhos de Prevenção e Combate ao Câncer, a Unidade Móvel se encontra em frente ao Posto de Saúde do Parque Amazonas (Rua do Sol Nº 09), desde a primeira semana de junho, expandindo assim a cobertura dos serviços preventivos aos habitantes das regiões circunvizinhas como Vila Cafeteira, Brasil Novo, Cinco Estrelas, Parque das Palmeiras, Vilas Redenção I e II, Vila Ipiranga e Parque das Nações entre outros.
Durante o mês de maio o “ônibus do câncer” atendeu em frente à Unidade Básica de Saúde Nova Imperatriz, onde prestou 1.704 atendimentos aos moradores do bairro e adjacências. Além das consultas com o Dermatologista, procedimentos de demanda e biópsias de pele; no período em que a Unidade ficou no bairro, foram realizados 507 exames preventivos do câncer de colo do útero e  510 exames preventivos da próstata.
“Um grande avanço a Saúde Pública de Imperatriz que tem ampliado cada vez mais através da nossa gestão, o acesso aos serviços preventivos de quatro tipos de câncer, e também o acesso ao tratamento, pois a partir do trabalho da Unidade Móvel, nós temos conseguido fazer com que o cidadão inicie o tratamento dentro da rede de Oncologia do Município em tempo hábil, possibilitando a cura da doença e a melhoria da sua qualidade de vida”, avalia a secretária de Saúde, Conceição Madeira.

A coordenadora da Unidade, Vilenice Batista informa que as pessoas que estão precisando consultar com dermatologista, fazer mamografia ou realizar exames de prevenção do colo do útero e da próstata; devem procurar o ônibus no endereço citado – Rua do Sol Nº 09, em frente a Unidade Básica de Saúde do bairro.
“O ônibus ficará no Parque Amazonas até o final do mês de junho. Quem precisar do atendimento, principalmente os moradores deste bairro e das regiões circunvizinhas basta se deslocar até a Unidade com Cartão SUS, Identidade e Comprovante de Residência, que será atendido, sem pré-agendamento”, explica a coordenadora.
Vale ressaltar que as consultas com o dermatologista Pedro Júlio são destinadas as pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. Em caso de confirmação da doença, a biopsia é realizada na própria unidade móvel e se o paciente necessitar de atendimento mais especializado, como cirurgia de grande porte, ele é encaminhado automaticamente pela equipe do ônibus ao tratamento adequado.
Vilenice informa ainda que os resultados dos exames realizados são emitidos no prazo de até quinze dias. Os exames que tem resultados normais são disponibilizados aos usuários nas unidades básicas de saúde de referência. E os que apresentam diagnóstico suspeito, a coordenação marca consulta com médico especialista e entra em contato com o paciente. Em caso de confirmação do câncer ele já inicia o tratamento na Rede de Oncologia do Município sem a necessidade de correr atrás de agendamento de consultas ou exames. Tudo já é marcado pela própria equipe do ônibus. 

[Maria Almeida – ASCOM]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...