6/10/2015

Defesa Civil alerta banhistas sobre oscilação do nível do rio Tocantins


A frequente oscilação do nível do rio Tocantins coloca em risco a segurança dos banhistas e das famílias que buscam lazer neste início de veraneio que começa a surgir nas praias do Cacau e do Meio em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão. O alerta é do superintendente municipal de Proteção e Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto.

Ele considera necessário orientar o cidadão --por meio dos veículos de comunicação-- que se desloca aos locais de banho no rio Tocantins para que redobre os cuidados devido à indefinição do nível do rio Tocantins, causado depois da construção de três hidrelétricas. “Essa é uma situação real, pois temos máquinas (hidrelétricas) que ficam próximas a Imperatriz – cerca de 40 quilômetros, fato que devemos conscientizar os nossos banhistas”, recomenda.

Também observou que o projeto Verão-2015, elaborado pelo município de Imperatriz, surge em meio à incerteza ao “calendário de praias” previsto para ser realizado esse ano nas duas maiores áreas de lazer no rio Tocantins: Cacau e do Meio. Ele adiantou ainda que a prefeitura concluiu o processo de licitação dos equipamentos e serviços necessários para abertura oficial do projeto Verão-2015.

Chico do Planalto ressalta que “se a vazão da hidrelétrica não oferecer condições para montagem da grande estrutura, incluindo palco, sonorização, banheiros químicos e atrações artísticas não serão realizado o projeto Verão-2015”. “É uma estrutura muito cara e um volume de recursos considerado, porém somente será utilizado quando houver condições de funcionamento das praias do Cacau e do Meio”, justifica.

Guarda-vidas – Os guarda-vidas aprovados no seletivo do ano passado foram convocados para trabalhar durante o período de veraneio desse ano nas praias do Cacau e do Meio. Porém, alguns estão sendo submetidos a treinamento de capacitação junto aos oficiais do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), sediado em Imperatriz.

[Gil Carvalho – ASCOM]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...