5/18/2016

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Prefeitura amplia ações pedagógicas para alunos com deficiência em escolas da rede municipal


Atualmente, o acesso à educação inclusiva, faz parte da rotina de centenas de imperatrizenses

Para fomentar, desenvolver e acompanhar as políticas públicas de inclusão dentro da rede municipal de ensino de Imperatriz, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) mantém o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI). O SIADI atua no atendimento e acompanhamento de alunos com deficiência que encontram-se matriculados em salas regulares nas escolas municipais de Imperatriz.

 Conforme pontua a coordenadora do setor, Leila Lopes, “os alunos encontram-se matriculados em salas regulares, tendo acesso ao conteúdo da série/ano na qual se encontram, e no contra turno recebem atendimento em salas de recurso, dividas em pólos, distribuídas pela cidade”. Segundo ela, de acordo com a necessidade do aluno, são disponibilizados acompanhamentos/orientações e encaminhamentos da equipe de técnicos. “Outro seguimento de atuação do setor é na oferta de Formação Continuada a professores e demais servidores da rede e comunidade, disponibilizando cursos como: Libras, Braille e Atendimento Educacional Especializado – AEE”.

Leila esclarece ainda que as ações desenvolvidas possibilitaram a inclusão de um número maior de alunos na rede. “Em janeiro de 2009, a rede municipal possuía apenas 318 alunos com deficiência. Hoje o aumento das ações e projetos, fez com que este número aumentasse para 833. Além disto, realizamos atendimento de 45 alunos surdos (as) na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco Pereira Filho e 112 alunos com outras deficiências através do convênio na Escola Melvin Jhones (APAE)”.

A rede municipal conta também com o trabalho de 17 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em salas de aula regular, que desenvolvem práticas para efetivação da Política de Educação Inclusiva vigente em nosso país, e, por conseguinte em nosso município.

Há dois anos como intérprete de Libras, Mirrael Sousa atua na Escola Municipal Giovanni Zanni e revela a importância do intérprete para a educação dos alunos e alunas com deficiência auditiva.

“Acompanho cinco alunos surdos na Escola Giovanni Zanni. A função do intérprete não se resume apenas ao processo educativo, mas também inclui a intermediação da comunicação entre o aluno e o professor, e entre os alunos surdos e alunos ouvintes. Estamos diretamente ligados à educação e a comunicação. As ações que a Secretaria de Educação realiza através do SIADI são muito importantes para todo o município de Imperatriz realizando formação para professores, intérpretes e comunidade. Além do acompanhamento pedagógico”.

O Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) realiza ações em toda a rede municipal de ensino de Imperatriz através de uma equipe multiprofissional composta por: Cuidadores – 54, Intérpretes de Libras – 17, Instrutor de Libras (surdos) – 04, Revisor/Ledor Braille – 05, Professores de apoio às escolas – 12, Assistente social – 01, Fisioterapeuta – 01, Terapeuta Ocupacional – 01, Psicóloga – 01 e Fonoaudióloga – 01


Luana Barros- ASCOM


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...