6/12/2016

Tudo pronto: TOCHA OLÍMPICA chega a Imperatriz nesta terça-feira (14)


Imperatriz, cidade palco de grandes conquistas estará aparecendo para o Brasil e para o mundo na passagem do fogo sagrado das olimpíadas 2016

No dia 14 de junho (terça-feira), a Tocha Olímpica vai circular Imperatriz e povoados do Município. Um dos maiores símbolos da história das olimpíadas vai contagiar a cidade. Ao todo 75 pessoas vão fazer revezamento, mas a estrutura geral conta com mais de 200 pessoas. Entre elas estarão, mestres, iniciantes, personalidades do esporte e outras áreas, além dos organizadores do evento. Todos com o mesmo desejo e sentimento de cooperação e espírito esportivo.

A história relata que a cerimônia começa em Olímpia, que é a terra onde surgiram os jogos olímpicos na antiguidade clássica. O primeiro registro foi em 776 aC. O fogo sagrado, ao longo dos anos esteve presente em momentos de glória e extrema felicidade na história de todos os países por onde passou.

Pessoas que fazem parte da história da cidade não escondem a satisfação de poder ver de perto a Tocha Olímpica.  “Ah! Agora somos história meu caro! Nossa cidade hoje está em rede nacional. Quer saber mais? Nós ficaremos para sempre na biografia da nossa cidade”. Argumenta Ana Beatriz Furtado (27), uma jovem apaixona por esporte.

Imperatriz palco de grandes conquistas econômicas, políticas e culturais – viverá nesta terça-feira 14, mais um grande momento – a passagem da tocha olímpica que promete envolver toda a cidade –. Os protagonistas desse momento, não escondem a alegria de estar nos holofotes de magistral exposição. Imperatriz em rede nacional, Imperatriz de todos nós. Em menos de 48h, a cidade centenária, terá mais uma grande história para ser contatada a netos, bisnetos e tataranetos

“Vai ser lindo ver. Vai ser mágico. O fogo hoje tem outro brilho. É a primeira vez que Imperatriz recebe uma tocha olímpica”, comemora o comerciante, Carlos Alves. Fato é que Imperatriz nunca mais será a mesma. Já dizia nosso grande Heráclito de Efeso “ninguém entra no mesmo rio uma segunda vez, pois quando isto acontece já não se é mais o mesmo. Assim como as águas que já serão outras”. De modo que a partir do dia 14, a Imperatriz não será a mesma nem para que esteja aqui muito menos para quem já passou por ela. Todos os holofotes estarão voltados para cá. E não há dúvidas de que a cidade vai ter um novo capítulo para lembrar a passagem do fogo sagrado.


TRAJETO - A tocha chega à cidade por volta de 9h da manhã e segue até a ponte Dom Affonso Felippe Gregory.  Francisco Amorim descerá de Rapel e entregará a tocha ao cantor e compositor Zeca Tocantins, que por sua vez seguirá de barco até o porto da balsa. De lá, a comitiva se deslocará até o SEST/SENAT onde logo após o almoço seguem até o povoado Coquelândia, situado na margem da MA-386, a “Estrada do Arroz”, onde farão um percurso de 2 km de bike.

Em seguida, a partir de 15h o fogo olímpico estará no Mix Mateus Bacurí, onde a tocha estará disponível para fotos e exibição, de onde sairá as 15h30, percorrerá a BR-010 até a distribuição da Coca-cola, retornando pela Belém-Brasília, passando pela Avenida Bernardo Sayão, Rua Simplício Moreira, 13 de Maio, XV de Novembro, Avenida Getúlio Vargas, Rua Luís Domingues, Amazonas, Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Avenida Dorgival Pinheiro, Rua Coriolano Milhomem, rua Rui Barbosa e descendo para a Beira-rio. A celebração do fogo olímpico terá início às 16h com a apresentação da banda do 50º Batalhão de Infantaria e Selva (50º BIS).

Consta ainda a apresentação cultural do Bumba-Meu-Boi e Cacuriá; a banda “Baião de Dois”; patrocinadores (evento/apresentação surpresa); protocolo e a cerimônia da chama olímpica pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro). A programação será encerrada com a apresentação por volta das 19h da Banda Senzala, no circuito da Avenida Beira Rio que encerra a cerimônia.


Gil Carvalho/Eva Fernandes/Sidney Rodrigues [ASCOM]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...