Rocha Rocha e Sebastião Madeira com o presidente da Câmara, vereador José Carlos

A convite da indústria Suzano Papel e Celulose, o senador Roberto Rocha (PSDB) apresenta aos diretores e operários da planta industrial de Imperatriz nesta sexta-feira, 15, pela manhã, o projeto de criação da Zona de Exportação do Maranhão-Zema, em tramitação no Congresso Nacional.
O Projeto de Lei do senador maranhense objetiva transformar e dinamizar a economia do Estado e entre outros benefícios vai permitir que empresas nacionais e internacionais recebam incentivos econômicos para se instalar na Ilha de São Luís com a perspectiva de geração de empregos para os maranhenses.
Sempre que fala sobre o tema, o senador Roberto Rocha ressalta que a Zona de Exportação é um projeto para o Brasil e que vai contribuir para reduzir os desequilíbrios regionais e promover a expansão da economia, a partir do Porto do Itaqui.

Desde a apresentação de criação da Zema, que de forma constante Roberto Rocha tem sido convidado para falar em diversos fóruns sobre o alcance e a importância desse projeto para o Maranhão e o País.

“A Zema tem potencial para dinamizar a economia local, estimular a vocação produtora do Maranhão, alavancar a economia regional do Centro-Norte e reduzir as desigualdades regionais”, diz o senador, ressaltando ainda que, na medida certa, esse projeto pode representar um verdadeiro pré-sal para algumas áreas mais pobres do Brasil. “E tudo isso sem privilégios, apenas pelo aproveitamento inteligente e racional das singularidades naturais do litoral maranhense”, completou.

O projeto de criação da Zona de Exportação do Maranhão aparece num momento em que a Suzano,  que se estabeleceu no  Estado a partir da cidade de Imperatriz, se consolida como líder global na produção de celulose de eucalipto a partir da fusão,  anunciada na primeira quinzena de janeiro deste ano, com a Fibria, além de, conforme a própria companhia, de ser uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina. Nessa nova fase, a Suzano opera com uma produção de 11 milhões de toneladas de celulose de mercado e de 1,4 milhão de toneladas de papel por ano.

Atualmente o projeto do senador tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, devendo ser votado (primeiro item da pauta) assim que for instalada a nova comissão. Em seguida, sem a necessidade de passar novamente pelo plenário do Senado, segue para tramitação na Câmara do Deputados.
MAIS COMPROMISSOS EM IMPERATRIZ
A vinda do senador Roberto Rocha para apresentar o projeto de criação da Zona de Exportação do Maranhão aos diretores da Suzano possibilitou a realização de audiências sobre assuntos importantes para a região. O parlamentar desembarcou ontem no início da tarde. O senador, que é o presidente estadual do PSDB,  desembarcou  na cidade acompanhado do ex-prefeito de Imperatriz e secretário geral do PSDB do Maranhão,  Sebastião Madeira, que acompanhou toda a agenda  do parlamentar. Madeira e Roberto devem iniciar agora no primeiro semestre o processo de remontagem do partido em todo o Estado.

Os dois primeiros compromissos na cidade foram uma visita ao serviço de oncologia do Hospital São Rafael e uma reunião com o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Soares, e outros vereadores, tendo como pauta as obras da travessia Urbana de Imperatriz.  Após esse dois encontros o parlamentar seguiu para seu escritório em Imperatriz para outras de interesse da região.

Agenda - Com o presidente da Associação Médica de Imperatriz, Jean Márcio, Roberto Rocha conversou sobre a realização da Jornada Médica de Imperatriz, uma das mais importantes do Norte/Nordeste. Depois o parlamentar recebeu um grupo de empresários e políticos dos municípios de Davinópolis e Arame, com um problema em comum: o fechamento de agências bancárias por conta dos sucessivos assaltos. Os dois municípios querem apoio político para o retorno das agências fechadas.

O senador ainda recebeu o empresário Romeu Patrolino e o professor Negreiros, que estão fundando a Cooperativa  Agroecológica da  Região Tocantina, reuniu-se com integrantes do Diretório Municipal do PSDB, e encerrando a agenda da quinta-feira com um encontro com Associação dos Pequenos Construtores de Imperatriz. No ano passado,  ação parlamentar do senador impediu que esse setor deixasse de gerar mais de 30 mil empregos no Estado.