Foto Jovem Pan on line
Em comemoração ao Dia Mundial da Água [22 de março], a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) por intermédio da divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) realizará na próxima terça-feira, dia 22, programação comemorativa no pátio da igreja católica, das 7h30 às 12h, no povoado Coquelândia.
O coordenador Maik Lopes Ferro, da Vigilância em Saúde Ambiental , explicou que a gincana será realizada entre os alunos das escolas municipais Dom Pedro I, do povoado Coquelândia; Escola Municipal São Félix, do povoado São Félix; da Escola Municipal Tomé de Sousa, do povoado Olho D’água, e da Escola Municipal JK, do povoado Petrolina.
“A escassez e o uso abusivo da água doce constituem, hoje, uma ameaça crescente ao desenvolvimento das nações e à proteção ao meio ambiente. A saúde e o bem estar de milhões de pessoas, a alimentação, o desenvolvimento sustentável e os ecossistemas estão em perigo”, alerta Maik Lopes.
Segundo ele, a Vigilância Ambiental sente-se na obrigação de desenvolver ações que tem a missão de promover a proteção, preservação e recuperação da água através do exercício da educação ambiental, de modo a assegurar para as atuais e futuras gerações a necessária disponibilidade de água em padrões de qualidade.
“O trabalho junto às escolas é fundamental para a formação de uma juventude consciente, responsável e participativa”, ressalta o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental.
Integração
Ele ressalta ainda que a programação será desenvolvida no povoado Coquelândia, mas acontecerá integralmente com a participação de estudantes das escolas dos povoados de Olho D’água dos Martins, São Félix e Petrolina, que ficam localizados às margens da “Estrada do Arroz”.
Maik Lopes assinala que a realização do evento na zona rural tem o objetivo de conscientizar à população, especialmente os alunos das escolas municipais de Imperatriz.