– Os serviços de terraplanagem e asfaltamento de ruas e avenidas começaram a ser executados desde o começo do mês na Vila Cafeteira, segundo informou ontem à reportagem o secretário Municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Vasconcelos Alencar.
Ele garantiu que serão asfaltados 18 quilômetros de ruas beneficiando milhares de moradores da grande Cafeteira. “Esse é o maior programa de saneamento e pavimentação asfáltica realizado no bairro, dotando-o de completa infraestrutura”, assegurou ele, que prevê a conclusão das obras até o final desse ano.
Alencar reitera o compromisso do prefeito Sebastião Madeira em otimizar os serviços de infraestrutura no bairro, evitando transtornos à comunidade durante o próximo período invernoso na Vila Cafeteira. “Vamos revitalizar a Avenida da Liberdade, interligando-a da BR-010 a Avenida Pedro Neiva de Santana”, garantiu.
Em entrevista à reportagem, o líder comunitário Raimundo José Bezerra, o Pipoca, comemora o início das obras que “transforma o aspecto urbanístico do bairro, valoriza os imóveis e fortalece a econômica da Vila Cafeteira”. “Essa obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas conta com a contrapartida da Prefeitura de Imperatriz”, afirma.
Pipoca reconhece o empenho do prefeito Madeira que quinzenalmente vistoria o andamento das obras no bairro, conversa com os engenheiros da construtora e os moradores da Vila Cafeteira. “Madeira é um prefeito que trabalha para melhorar a infraestrutura dos bairros, assim como na Vila Cafeteira, também está fazendo na região do Santa Rita e da Lagoa Verde”, disse.
O líder comunitário atesta que “somente cego não vê o trabalho do prefeito, pois existem diversas obras em andamento nos bairros e povoados, bem como ações do governo que beneficiam diretamente a comunidade imperatrizense”.
“Estamos felizes que aos poucos a rotina de poeira e lama que tomava conta do bairro fica para trás. O bairro muda de patamar, são imóveis valorizados, novos negócios, mais saúde para a população; um bairro mais humanizado” observou o prefeito Madeira.
PIÇARRAMENTO
Ele salienta ainda que a prefeitura investe duzentos quilômetros de piçarramento de ruas nos bairros, facilitando o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres. “Temos fiscalizado essa ações, acompanhando a execução de obras públicas”, frisou.
Moradores estão satisfeitos e comemoram transformação do bairro
– Os moradores estão satisfeito com a aceleração das obras de terraplanagem e dos serviços de asfaltamento das ruas Tancredo Neves e Carolina, bairro Vila Cafeteira. As obras estão sendo acompanhada pelo prefeito Sebastião Madeira e o secretário Municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Vasconcelos Alencar. Essa semana o prefeito já esteve duas vezes no canteiro de obras.
O senhor Antônio Avelino reconhece que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), realizadas em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, estão otimizadas e deverão ser concluídas até o final desse ano. “Todo mundo está acreditando que essa obra será concluída, pois estava praticamente paralisada devido ao rigoroso inverno”, disse.
Ele contou ainda que a construtora responsável pela obra contratou mais operários e chega a intensificar o plantão de serviços durante o período noturno para acelerar o cronograma de pavimentação das ruas e avenidas da Vila Cafeteira.
“O asfaltamento da Avenida Liberdade, dotando-o de sistema de drenagem, é um antigo sonho dos comerciantes e dos moradores do bairro, pois acreditam que a economia será fortalecida com a integração da Avenida Pedro Neiva de Santana, que está sendo duplicada, com a BR-010” , prevê.
Antônio Avelino confirmou o início das obras de asfaltamento de algumas ruas da Vila Cafeteira, fato que tem sido comemorado pelos moradores do bairro que esperam colocar um fim no histórico problema da poeira, durante o verão, e a lama, no inverno.
O encarregado de obras da Hytec, Sebastião Costa, afirmou que a empresa iniciou nessa semana o asfaltamento da rua Tancredo Neves, cuja previsão é concluída nesse próximo final de semana. “Vamos iniciar depois a pavimentação da rua Carolina, partindo para as transversais, como a rua Cafeteira”, acrescentou.
ÁGUA
Ele pediu a colaboração dos moradores quando da execução dos serviços de preparação da rua para asfaltamento. “Os moradores estão despejando à noite muita água na via pública, estragando o serviço que foi realizado durante o dia, obrigando a refazer os serviços e atrasando o cronograma de entrega da obra”, comentou.
Costa não soube precisar a data prevista para entregar da obra, mas garantiu que a empresa dinamizou os serviços para entregar o mais breve possível os serviços de pavimentação asfáltica das ruas e avenidas da Vila Cafeteira.