6/16/2013

CRAS oferece cursos profissionalizantes e muda vida das pessoas no Santa Rita



Por Sara Ribeiro 

Alunas dos cursos profissionalizantes ofertado pelo CRAS Santa Rita fizeram questão de participar do evento da melhor forma possível, ou seja, trabalhando! 

O curso de cabelereira, por exemplo, esteve presente com todo equipamento necessário, com as cabelereiras instrutoras e as aprendizes mudando o visual da comunidade. Destaque para Marinalva da Silva Santos, uma dona de casa, casada e com três filhos que frequenta o CRAs desde 2011. Ela vislumbra uma ascensão profissional e social por meio da profissionalização que tem acesso através do Centro de Referência do bairro.

Segundo ela, após participar de vários cursos profissionalizantes, assim como de grupos de convivência, Marinalva Silva fala que mais se identificou com os cursos de manicure e cabeleireira e que já começou a gerar uma renda extra através dos trabalhos de manicure e cabelereira.

“A minha pretensão é trabalhar por conta própria e também levar adiante o aprendizado adquirido, formando e ajudando, sobretudo a melhorar a condição de vida de outras mulheres. Graças a Deus e ao meu esforço eu já conquistei várias clientes por meio do meu trabalho de manicure e até de cabeleireira realizando atendimentos domiciliar. Até já consigo gerar uma renda extra na minha casa, perto dos meus filhos, e ajudar com as despesas domésticas”, falou Marinalva.

A dona de casa Amélia da Silva Oliveira, de 29 anos, também beneficiária do CRAS Santa Rita afirma com muito orgulho que está no terceiro curso de capacitação no CRAS. Ela diz que já fez os cursos de panificação, manicure e, agora, está cursando o de cabeleireiro.

Segundo ela, já havia participado do curso de cabeleireira ainda quando participava do Projovem. Porém, se decidiu especializar ainda mais estudando de novo.Ela revela ainda que antes de profissionalizar-se dependia financeiramente do esposo, e que agora, não, que também já consegue ajudar nas despesas de casa.

“A minha vida está mudando, assim como a de outras pessoas podem mudar também. O CRAS Santa Rita oferece tantos cursos, como de depilação, manicure, maquiagem, cabeleireira, panificação, costura, bordado, informática e outras tantas opções. Hoje , tenho trabalho garantido”, disse Amélia.


Prefeitura em Ação é realizado no Santa Rita:
A comunidade participou das ações sociais promovidas pelos programas sociais do governo municipal



Uma grande festa! Assim ficou marcada a manhã cidadã promovida pelo “Prefeitura em ação. O evento,  que aconteceu na ultima sexta-feira (14), no grande Santa Rita, foi promovido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A comunidade daquela região pôde conhecer melhor os programas sociais da Sedes, assim como, receber atendimento de algumas áreas especificas, como, por exemplo: tratamento de beleza (corte, escova, maquiagem), entretenimento  e lazer.

Na programação foram inseridos também as atividades dos parceiros como o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que abordou a aposentaria como temática; do 50º BIS (Batalhão de Infantaria e Selva) que abordou sobre o alistamento militar; da assessoria jurídica da Faculdade Santa Teresinha (Fest) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus)  que aplicou vacinas de Hepatite “B” e Influenza; medição da pressão arterial, teste de glicemia e atendimento odontológico.


O prefeito Sebastião Madeira; o vice-prefeito, Luís Carlos Porto; a secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Reis; a secretária de Politicas para a Mulher, Conceição Formiga e a vereadora Fátima Avelino marcaram presença no “Prefeitura em Ação”.

Miriam Reis, secretária de Desenvolvimento Social, declarou que as ações desenvolvidas nos bairros têm por objetivo levar aquelas áreas que ainda não disponibilizam de Centros de Referência para que possam conhecer mais o trabalho desenvolvido nos CRAS, que é voltado para as pessoas de baixa renda e em vulnerabilidade social, ou que não tem acesso, por exemplo, a cursos de capacitação ou a espaços de Convivência.

“Estamos aqui para mostrar nosso trabalho, realizar atendimentos, nos disponibilizarmos a atender, ajudar, informar a todos que precisam. Enfim, a nossa finalidade é fazer com que cada pessoa que precisa da assistência social, tanto da informação, quanto do serviço, saiba onde nos procurar e, principalmente, que estamos sempre prontos para atender”, ressaltou.

A vereadora Fatima Avelino também destacou o trabalho realizado pela assistência social do município, declarando: “ a gestão e assistência social de Imperatriz estão de parabéns pela iniciativa do evento. Expandir os trabalhos voltados à população só gera oportunidade e melhora a qualidades de vida das pessoas”.

.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...