10/13/2013

Imperatriz realizará seu primeiro transplante renal pelo SUS


Ministro da Saúde virá inaugurar o serviço, e entregar uma Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer.




 

O primeiro transplante renal da história da medicina em Imperatriz pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já tem data e local para acontecer: 08 de Novembro de 2013, no Hospital Santa Mônica. O Ministro da Saúde Alexandre Padilha virá a Imperatriz lançar esse serviço que marca mais um avanço na medicina local.


A informação é da Secretária de Saúde Conceição Madeira que considera a implantação do serviço um marco na história da saúde pública de Imperatriz. A secretária considera a efetivação desse serviço não só uma vitória da cidade, mas sobretudo dos médicos  urologistas e nefrologistas que não mediram esforços para alcançar essa conquista.

“Esse passo que estamos dando na saúde trará grandes benefícios  para os doentes  renais crônicos do município e região, que agora  não vão mais ter que se deslocar para outros centros para conseguir um transplante”, afirma Conceição Madeira ressaltando que o apoio do Deputado Federal Chiquinho Escórcio foi fundamental na luta para conseguir mais esse beneficio na área da saúde.  

Falando ainda sobre problemas renais crônicos, a secretária informou que na cidade o município mantém uma estrutura básica de atendimento aos pacientes, que fazem tratamento por meio do SUS em clínicas conveniadas com a prefeitura. Nestes centros, os usuários têm acesso a consultas, acompanhamento e hemodiálise. Mas em casos de transplantes, os pacientes são encaminhados a outros centros (como São Luis e Fortaleza), por meio do TFD - Tratamento Fora do Domicílio.

 Atualmente temos duas clínicas especializadas em tratamento de nefrologia em Imperatriz que atendem cerca de 390 pacientes com problemas renais crônicos. Com a chegada do transplante a secretaria de saúde avalia que a vida dos pacientes será facilitada já que não precisarão mais sair da cidade para buscar tratamento.

           

Unidade Móvel De Combate Ao Câncer


A secretária de saúde Conceição Madeira informou ainda que no mesmo dia do transplante renal o ministro da saúde Alexandre Padilha fará oficialmente a entrega  da Unidade Móvel de  Prevenção e Combate ao Câncer, um ônibus com quatro consultório e um mamógrafo digital com  capacidade  para 50 exames por dia, que atuará no trabalho preventivo não só do câncer de mama, mas também do de útero, próstata e pele.

 De acordo com Conceição Madeira essa conquista é o resultado das muitas idas e vindas dela, do prefeito Madeira e do deputado Chiquinho Escórcio a Brasília. Das muitas audiências no Ministério da Saúde, com executivos da companhia Vale e com representantes da Fundação Pio XII, sediada em Barretos (SP). A equipe que vai trabalhar na Unidade Móvel já foi treinada no Hospital da Fundação Pio XII e será chefiada pelo médico Pedro Júlio. [ASCOM]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...