10/18/2013

Pacientes de Imperatriz e região receberão órteses e próteses gratuitamente

                                                    Amorim, benefiário do programa.

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) investiu cerca de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) para aquisição de órteses e próteses confeccionadas sob medida, que serão entregues em breve e devolverão a alegria das pessoas que terão seus movimentos de volta por meio da tecnologia.

Charles Marinho, representante da empresa fornecedora, explica que o processo para produção das próteses compreende três etapas: Retirada das medidas, confecção e prova para acabamento final. “Vale observar que todas já foram confeccionadas sob medida, porém necessitam de provas para os reajustes finais”, afirma Charles.

A prova está sendo feita deste ontem (17) e segue durante todo o dia de hoje (18), “pois é preciso que cada paciente verifique nestes testes, os movimentos mais adequados para sua locomoção”, informa Charles ressaltando que todos os materiais utilizados são os melhores da América do Sul.

Antônio Gomes de Oliveira, aposentado, informa que receberá uma prótese para membro inferior (perna mecânica), pois perdeu a sua há 11 anos, quando se envolveu em um acidente. “Eu estava esperando esta perna há muito tempo, pois desde quando perdi a minha que uso esta aqui, e ela já está toda quebrada”, ressalta.

O aposentado destacou ainda que esta será a primeira prótese que ele receberá 
gratuitamente do município. Ao todo, serão entregues 15 próteses para membros inferiores, 03 para membros superiores, 02 para mão, 03 coletes torácicos para correção de escoliose e 02 órteses torácicas.

Antônio Pereira Amorim, artista plástico e poeta, muito feliz com a conquista, também fez questão de dar seu depoimento: “Fiquei sem uma perna há 44 anos. Quando foi ano passado dei entrada no pedido de uma aqui no programa, e agora vou usar pela primeira vez uma prótese, e além de tudo, de graça!”, sorriu o simpático senhor.

Marlene Maranhão, coordenadora do Programa Órtese e Prótese do município, informa que as pessoas que irão receber suas próteses agora já fizeram seus cadastros anteriormente. E as pessoas interessadas devem procurar a coordenação do programa em sua sede na Unidade de Saúde dos Três Poderes.
Maria Almeida - ASCOM