10/19/2013

Unidade Móvel de Prevenção ao câncer chega em Imperatriz no início de Novembro



Profissionais que atuarão na prevenção do câncer estão sendo capacitados em Barretos

O ônibus de dois andares com quatro consultórios equipados para oferecer serviços de prevenção ao câncer de próstata, mama, colo do útero e pele, chegará em Imperatriz em 08 de novembro.

 O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha é quem fará oficialmente a entrega da unidade que possui além dos quatro consultórios, um mamógrafo digital com capacidade para realizar 50 exames por dia. O veiculo, avaliado em aproximadamente quatro milhões de reais, foi doado pela companhia Vale.

Para a Secretária de Saúde, Conceição Madeira isso representa um avanço para a saúde do município – o que a deixa muito feliz. “Com esta unidade móvel, teremos um aumento considerável na cobertura de atendimento da atenção primária no que se refere à prevenção de câncer, e isso com certeza nos deixa muito satisfeita, porque é uma pessoa a mais sendo atendida com a rapidez que o cidadão necessita”, afirma.

Conceição Madeira informa ainda que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) já providenciou o treinamento da equipe que vai trabalhar nesta unidade móvel. “No final do mês de agosto enviamos três técnicos de radiologia, três técnicos de enfermagem, uma enfermeira, um médico e uma assistente administrativa para fazer treinamento no Hospital do câncer de Barretos”, informa.

De acordo com a secretária essa conquista é o resultado das muitas idas e vindas dela, do prefeito Madeira e do deputado Chiquinho Escórcio a Brasília. Das muitas audiências no Ministério da Saúde, com executivos da companhia Vale e com representantes da Fundação Pio XII, sediada em Barretos (SP).

Importância da prevenção -


O câncer é um dos males que mais aflige a população. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), O tratamento da doença pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea, e na maioria dos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade. 

Conceição Madeira informa que pensando nos transtornos do tratamento, é que a secretaria investe cada vez mais em prevenção. Para ela o treinamento da equipe em Barretos, foi de grande valia, pois vai disponibilizar aos munícipes o que há melhor em exames preventivos.
Maria Almeida - ASCOM


  



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...