9/30/2014

Secretaria de Saúde realiza abertura da XIII Semana Municipal do Idoso: Palestras sobre Prevenção de Quedas e Alimentação Saudável na terceira idade marcaram a abertura do evento


A Prefeitura de Imperatriz por meio  das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso e Sociedade Civil, realizou
Ontem (29), a abertura oficial da XII Semana Municipal do Idoso. A programação, contudo, iniciou ainda no dia 27 de Setembro e vai até o dia 01 de Outubro. Viagem para São Luis, Palestras, Reuniões, Fórum, chá de Fraldas e Baile da Feliz Idade são algumas das atividades ofertadas durante semana de programação.

Na abertura oficial que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, os avanços nas políticas públicas voltadas para atenção e saúde do Idoso em Imperatriz tornaram-se destaque nos discursos das autoridades presentes. Além do Prefeito Sebastião Madeira compareceram as secretárias Conceição Madeira (Saúde), Miriam Ribeiro (Desenvolvimento Social) e Conceição Formiga (Políticas Públicas para Mulher); e também, os coordenadores de Programas da SEMUS e da SEDES.


Madeira ao discursar afirmou: “Nosso maior avanço além das políticas implementadas, foi fazer com as secretarias do nosso governo se integrassem nas ações voltadas para saúde e qualidade de vida de nossos idosos. Hoje percebemos que todos trabalham em conjunto para que os anciãos de Imperatriz possam ter uma vida melhor. E isso é muito importante. Espero que a gente possa cada vez mais criar políticas que motive a melhoria de vida dessa população”.

Nesse sentido, Conceição Madeira acrescentou que dentro das atividades que dão melhores condições de vida a esta faixa etária, destaca-se o trabalho da SEMUS, por meio do Programa Saúde do Idoso das Academias da Saúde. “Cuidar dos idosos é um dever nosso e da sociedade como um todo. Por isso, na nossa gestão implantamos estes programas que visam promover uma vida mais saudável por meio de exercícios físicos e de acompanhamento médico”, frisou.

Já Miriam Ribeiro, em sua fala ressaltou que a Semana do Idoso serve para reforçar e divulgar o compromisso da gestão municipal com a pessoa idosa, enfatizando o trabalho da SEDES em prol dessa classe dentro da rede, através das políticas públicas do município, sobretudo dos usuários do Centro de Referência de Proteção da Pessoa Idosa – CREPPI (Casa do Idoso).

“Com a transformação do Serviço de Convivência de Idosos para Centro de Referência, além de mantermos a qualidade dos serviços que já tínhamos, assumimos um compromisso maior com a equipe técnica que atende o idoso em todos os aspectos e reforçamos também as equipe de nutrição oferecendo alimentação adequada, a parte física, a parte de prevenção e orientação, mantendo uma equipe qualificada para proporcionar aos idosos qualidade de vida”, informou.

Após as falas das autoridades, foi decretada abertura oficial da Semana Municipal do Idoso, com realização de duas palestras; uma sobre “Prevenção de Quedas na Terceira Idade” - ministrada por uma Fisioterapeuta e “Alimentação Saudável na Terceira - ministrada por uma Nutricionista. “É importante ressaltar estas questões para nossos idosos porque a administração correta da alimentação e os cuidados para se evitar acidentes influenciam diretamente na sua qualidade de vida, facilitando seu dia- a – dia”, explica o coordenador do programa Saúde do Idoso, Felipe Hanns.


Programação: 30/09 - 7h:30min Visita a Defensoria Pública, Promotoria de Justiça e OAB. 16h - Chá de Fraldas no Lar São Francisco. E para encerrar, no dia 1° de outubro, na Maçonaria da Rua Alagoas, será realizado o Baile da Feliz Idade promovido pelo CREPPI, no sentido de garantir confraternização, alegria e festa para os usuários.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...