10/14/2014

Aberta Campanha Nacional de Trânsito em Imperatriz


A solenidade contou com a presença do prefeito Sebastião Madeira e do promotor Alessandro Brandão Marques.

O lançamento da Campanha Nacional de Trânsito em Imperatriz aconteceu na manhã dessa segunda-feira (13/10) no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), situado na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro. A campanha, aberta oficialmente ontem, se estenderá até a próxima segunda-feira (20), inclusive com a realização de passeio ciclístico em parceria com um shopping de Imperatriz.

O secretário municipal de Trânsito e Transportes (Setran), José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar, disse à reportagem que o objetivo da campanha é conscientizar a sociedade sobre o processo de internalização de valores que contribuem para a criação de um ambiente favorável ao atendimento do compromisso com e valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes.

Em Imperatriz, esse ano a campanha trás como tema: “O veículo é de ferro e pode ser substituído, mas você não”.  Já o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou o seguinte tema: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020 – Proteção e Prioridade ao Pedestre”, frisou.

J. Ribamar garantiu à reportagem que durante esse período [13 a 20] serão realizadas várias ações educativas, incluindo palestras nas escolas, empresas e instituições. “Temos uma equipe qualificada para ministrar palestras nesses locais, considerado de suma importância para o processo de conscientização dos nossos jovens”, diz.

Para ele, “esse momento é de grande importância e deve somar esforços junto aos alunos das escolas públicas municipais, estaduais, particulares e faculdades de Imperatriz”. “Essas pessoas fazem parte do nosso cotidiano no trânsito de nossa cidade”, emendou.

O novo diretor das Promotorias de Justiça de Imperatriz, Alessandro Brandão Marques (7ª Promotoria de Justiça Criminal), ressaltou que desde o começo do ano tem sido desenvolvido o projeto “Trânsito seguro é um direito de todos”, inclusive com uma campanha institucional denominada “O que você tem a ver que com violência no trânsito”.

Ele disse que o órgão também participa em parceria com o município de Imperatriz, no aspecto da Campanha Nacional de Trânsito, desse projeto de conscientização do trânsito. “Nós estamos presente nessa semana colocando em prática a Semana Nacional de Trânsito”, frisa. 

O prefeito Sebastião Madeira, que também participou da cerimônia de abertura, destacou os investimentos realizados na área do trânsito, inclusive ampliando o efetivo de agentes de trânsitos, adquirindo novas viaturas e a criação do Grupo Tático de Trânsito (GTT), da Setran. “A prefeitura tem feito um grande esforço para conscientizar os nossos motoristas, inclusive com palestras promovidas em universidades e nas escolas públicas e particulares”, finalizou.

Código – O secretário lembra que o artigo 29, XII, § 2º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), disciplina que “respeitadas às normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres”, e se expande para além do trânsito em stricto sensu, uma vez que visa alertar as autoridades para a necessidade de repensar o espaço urbano, tendo como preocupação a mobilidade do pedestre, uma vez que o meio ambiente influencia diretamente para evitar ou proporcionar acidentes de trânsito envolvendo esses usuários da via. [Gil Carvalho]




Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...