4/10/2015

Unidade Móvel Oncológica da Prefeitura chega ao Parque Alvorada


Com a disponibilização de consultas e exames preventivos da próstata, mama, pele e cólo do útero o ônibus atenderá os moradores do bairro e regiões circunvizinhas até o final deste mês

Localizada em frente a Unidade Básica de Saúde Maria Aragão, a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer está disponibilizando desde o início do mês de abril aos usuários da Rede Pública de Saúde daquela região, consultas com dermatologista, agendamento de mamografia, exame de PSA, Papa Nicolau e Biopsia de Pele. Para ter acesso aos serviços o cidadão precisa apenas se deslocar até a Unidade portando documento de identificação (RG), comprovante de residência e cartão SUS. 

Sobre a exigência da documentação a coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista explica que há essa necessidade em decorrência da logística de atuação. “Nosso foco principal é a prevenção e o tratamento, em decorrência disso, nos casos em que não conseguimos localizar um paciente por telefone para dar resultado de exame, por exemplo, com acontece constantemente, nossa equipe vai em busca do usuário em sua residência para que não haja interrupção do tratamento. E isso é possível por meio do comprovante de endereço exigido”, acrescenta.

Quanto a continuidade do tratamento para quem utiliza a Unidade Móvel como porta de entrada dos serviços preventivos do câncer, vale ressaltar que tem uma equipe que dá todo o suporte necessário em relação a consultas e procedimentos cirúrgicos. “As pessoas atendidas no ônibus recebem resultado dos exames no máximo em 15 dias, e os que indicam alguma alteração já tem consultas marcadas com os especialistas. E em caso de confirmação do câncer, o usuário passa a ser atendido automaticamente pela rede de oncologia do Município”, destaca a secretária de Saúde Conceição Madeira.

Serviços Prestados - Só neste ano o ônibus já realizou cerca de 10 mil atendimentos passando pelas regiões dos bairros Bacuri e Vila Lobão.  No período de janeiro a março foram realizados 1.300 exames preventivos da Próstata, 1.100 exames Papa Nicolau (preventivos do cólo do útero) e cerca de 350 consultas de pele, além de procedimentos como biopsia de pele, mamografias e consultas com oncologista e mastologista.


Em 2014 moradores de aproximadamente 30 bairros foram beneficiados pelo atendimento da Unidade que passou pelas regiões da Vila Nova, Vila Cafeteira, e Santa Rita. No momento, a Unidade Móvel está no Parque Alvorada – onde está disponibilizando desde o início do mês de abril consultas com dermatologista, exames preventivos do câncer da próstata (PSA), da mama (mamografia), de pele (exame clínico e biopsias) e do cólo do útero (Papa Nicolau).

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...