12/09/2015

CONHECIMENTO: Assessoria política é tema de debate durante 9º Simpósio de Comunicação


Mesa redonda recebeu jornalistas e estudantes que atuam no segmento da assessoria política em Imperatriz


Dando continuidade às atividades do 9º Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, o terceiro dia de programação contou com a mesa redonda sobre “Assessoria para políticos: rotina e mercado”, realizada na última terça-feira (08), no auditório da UFMA em Imperatriz.

Mediada pela professora do curso de Jornalismo, Carla Kassis, o debate contou com a participação das jornalistas Janaína Amorim e Paula de Társsia, da estudante Mariana Castro e do assessor de imprensa da Câmara Municipal de Imperatriz, Gildásio Carvalho, todos com vasta experiência em assessoria política na região tocantina.

Durante o debate, os convidados puderam compartilhar como têm sido, dentro de cada pasta política que atendem, os desafios da assessoria política e como o trabalho exige dedicação e estratégia. “No geral foi bom, rendeu, as perguntas foram interessantes e a mesa foi diversificada, em relação a experiências, partidos, áreas e etc...cada um atuando de uma maneira diferente”, disse Mariana Castro.

Quem participou avaliou de forma positiva e esclarecedora a forma com que os convidados colocaram em pauta suas experiências. “Foi bastante esclarecedora quanto à realidade da rotina produtiva do jornalista nesse segmento, que é um pouco diferente do que está na teoria. Por meio das experiências compartilhadas pelos convidados, foi possível perceber que a prática é influenciada pelas regras específicas do campo político e jurídico e pelas próprias relações entre o assessor e o assessorado”, comentou o estudante de Jornalismo Esaú Moraes.

Simpósio – A programação segue até a próxima sexta-feira (11), com apresentações de trabalho, eventos culturais e o lançamento da pós-graduação em Assessoria de Comunicação, a primeira do curso de Jornalismo de Imperatriz.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (09)
Mostra científica – 15h às 17h
Lançamento do Zine “Sibita” - 18h

Quinta-feira (10)
Mostra científica – 15h às 17h
Mesa Redonda: Blog e cobertura política local

Sexta-feira (11)
Mostra de produtos – 16h às 18h
Lançamento da pós-graduação – 19h
Palestra de encerramento: Cenário da política brasileira (Márlon Reis)
Lançamento do livro: Nobre deputado – 20h30
Cultural - 21h

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...