12/22/2015

Secretaria Municipal de Agricultura faz balanço das conquistas de 2015



A pasta trabalhou ao longo de 2015 com o desenvolvimento de ações substanciais para o crescimento da agricultura familiar em Imperatriz

No balanço das ações realizadas em 2015, o Secretário Municipal de Agricultura Abastecimento e Produção, José Fernandes destacou os principais trabalhos realizados ao longo de 2015. Segundo ele o apoio aos pequenos produtores inseridos do Programa da Agricultura Familiar foi um dos principais focos da SEAAP. “Ampliamos a assistência individual para todos os integrantes. E buscamos sempre atender às necessidades de cada um”. 


Sobre o abastecimento de água - ação realizada nas comunidades concentradas nas localidades mais distantes do Centro - além da abertura de novos poços a prefeitura tem realizado a manutenção dos poços ativos.  Os poços são diferenciais no processo de no abastecimento e também no processo de irrigação. Ação que ajuda pequenos produtores a cultivarem frutas e hortaliças. Trabalho este que tem melhorado significativamente a renda de famílias que integram a Agricultura Familiar, além claro, de garantir mais produtos nas feiras de Imperatriz.

Este ano, a prefeitura também doou espaço para criação de uma feira livre no Bairro Parque Amazonas - local que teve pavimentação total com iluminação, sinalização entre outras melhorias para a comunidade - as feiras são de responsabilidade da Seaap e segundo José Fernandes, ação melhorou significativamente o modo de vida das comunidades concentradas na localidade e também nos bairros adjacentes.

Antes, os pontos principais de feiras estavam concentrados na região central da cidade. Agora, a população de bairros como, por exemplo, vila Cafeteira, Vila Ipiranga entre outros estão sendo beneficiadas com uma feira mais próxima.  A construção da Feirinha da Nova Imperatriz está entre as conquistas do governo municipal em parceria com o Governo Federal e emenda parlamentar do ex- deputado federal Chiquinho Escócio. A expectativa é que a feira seja concluída em meados de 2016. 

MERCADO DO PEIXE

Entre as grandes conquistas para a população imperatrizense e Região Tocantina, também está o mercado do peixe – projeto que está sendo concretizado a partir da parceria entre Prefeitura de Imperatriz e Ministério da Agricultura. A construção além de oferecer produtos mais baratos também vai proporcionar mais qualidade na comercialização do peixe na Região Tocantina.  A conclusão da obra está prevista para agosto de 2016.

De acordo com secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção, José Fernandes o novo mercado vai beneficiar mais 550 pescadores da região. Segundo ele, a estrutura do espaço será totalmente equipada e terá o acompanhamento da Seaap para garantir qualidade e segurança tanto para os pescadores quanto para a população.

“Essa é uma das maiores conquistas do nosso município. Sem dúvidas, após ser concluída, essa obra vai possibilitar que os pescadores possam comercializar em uma estrutura adequada, sobretudo, que eles proporcionem um serviço de qualidade para a população. Quero destacar que parte dos recursos foram resultados de emenda parlamentar do nosso ex- deputado”.

O novo mercado do peixe vai ter câmaras frias para conservação, armazenamento e congelamento do produto e caminhões com refrigeração para transporte e distribuição. Dessa forma, o produto não ficará exposto ao calor e terá menos possibilidades de estragar. Outro fator importante é a redução de custos para os consumidores. Visto que a máquina de gelo já traz uma economia real na comercialização.


Atualmente os pescadores precisam comprar o gelo para conservar o peixe, e isso faz o preço do produto ficar mais caro para o pescador e para a população. Todavia com a estrutura que será oferecida esse gasto não será mais necessário, logo, o valor do peixe será mais acessível.  (Eva Fernandes- Ascom)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...