9/28/2017

Caema descarta melhorias no sistema de captação e distribuição de água , este ano

O diretor regional da Caema Rafael Heringer declarou ontem a O Progresso que  este ano  a empresa não  tem como se adaptar,  ou implantar um novo sistema de captação e distribuição de água como foi acordado  no início do mês   durante reunião realizada  pela Agência Nacional de Águas –ANA em Imperatriz.
Segundo Rafael Heringer o investimento no que será o novo sistema de captação de água da companhia em em Imperatriz  é da ordem de seis milhões de reais e não há tempo para que se cumpra  com todas as etapas do projeto até o final deste ano. “Vai ficar para o ano que vem. disse  o diretor. Precisamos de um mínimo de tempo possível para que a  companhia execute a obra” ponderou.
A  Mesa Redonda sobre a crise hidrica e a situação dos reservatórios do rio Tocantins no Maranhão  foi no auditório do Ministério Público. Na ocasião ficou firmado entre os órgãos presentes que não haveria racionamento de água porque as hidrelétricas manteriam, por um período de dois meses, inalterada a vazão de água de suas comportas  garantindo  o fncionamento regular das bombas de captação da Caema que não teriam como funcionar caso o Rio baixasse  pelo menos mais 1, 5 metros.
Com o fim do “ acordo” , previsto para a primeira quinzena de Novembro, caso não comece logo a chover,   a tendência é  de que as hidrelétricas  voltem a contingenciar  a vazão de suas  comportas e com isso o rio seque ainda mais vindo a prejudicar o serviço de captação e distribuição de água da Caema na cidade.
Para enfrentar essa situação Rafael Heringer disse que a companhia  “ vai pra cima da Agência Nacional de Águas”  para que force as hidrelétricas a continuarem  no mesmo patamar de operação. O diretor regional da Caema avalia que elas não sofrerão nenhum prejuizo. “ Estivemos lá e verificamos  o lago {Estreito} cheio. Não há razão para que diminua a vazão.
O diretor regional da Caema ressaltou que  na atual  circustância a  ANA sabe que  a prioridade não é a geração de energia elétrica e sim o consumo humano,  por isso acredita que ela, e o Operador Nacional do Sistema (ONS) conseguirão prorrogar por mais tempo o acordo feito no início de Setembro até que a Caema  conclua todas as etapas para a adequação do seu sistema de captação e distribuição a essa realidade onde é previsivel que haja escassêz e racionamento de água.
A reunião da ANA  em Imperatriz foi chancelado pela Comissão de Integração Nacional Desenvolviento da Amazônia – CINDRA -  da Câmara, do operador Nacional do Sistema (ONS), Ministério Público Estadual, Prefeituras, ONGs e membros da Assembléia Legislativa e Câmaras Municipais (final do texto)





Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...