2/28/2019

Campanha alerta motociclistas sobre os riscos de acidentes e trauma facial


Com várias atividades, a ação será realizada entre os dias 18 a 22 de março

POR  João Rodrigues  ASCOM/ITZ

Dados do Samu revelam que dos 2.513 acidentes atendidos pelo órgão de emergência em 2018, 89% envolveram motociclistas. Os acidentes no trânsito e domésticos são responsáveis pelo alto índice de entradas de vítimas de traumas de face nos Hospitais Municipal Adulto e Infantil, HMI e HMII, levaram a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, a preparar campanha para abordar sobre o assunto entre os dias 18 a 22 de março. 

Dentre as atividades que serão realizadas, estão a “Blitz da Face”, palestras com especialistas, distribuição de panfletos dentre pacientes e um "Mutirão de Cirurgias". As ações consistem em alertar sobre os riscos do não uso de acessórios obrigatórios no trânsito e dicas de cuidados em casa, como também, qualificar profissionais das áreas de saúde e educação, como também, alertar a população sobre como lidar com traumatismos faciais e dentários. 

"Nessa semana de Face vamos abordar tanto os traumas de face maiores, que são aquelas vitimas de acidentes de trânsito que vai para o HMI e também aqueles pequenos traumas de face ou traumas dentários que ocorrem quando uma criança, jogando bola ou brincando e temos a parceria com a Secretaria de Educação para explicar em palestras para orientar como fazer em caso de acidentes na escola", justificou a secretária adjunta de Saúde, Mariana Jales. 

Na programação da campanha, que terá as parcerias da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Trânsito, Setran, o Programa de Saúde Bucal do Município e a médica especialista em traumas de face, Kelmara Pinho, estão a qualificação de profissionais das áreas de saúde e educação, como também, alertar a população sobre como lidar com traumatismos faciais e dentários. 

Em reunião realizada semana passada entre os coordenadores e parceiros da campanha com a secretária adjunta Mariana Jales, na Semus, ficou definido que a campanha será aberta com uma blitz educativa na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro. Servidores e voluntários vão distribuir panfletos com orientações sobre o uso correto de acessórios de segurança para motociclistas e motoristas para evitar traumas de face.

O encerramento da campanha será no dia 22 com um mutirão de cirurgias denominado de “Mutirão Buco”, para tratamento de fraturas da face.


Confira a programação completa

Dia 18

8h - Blitz da Face para a entrega de panfleto e demais materiais educativos sobre a importância de prevenir traumas de face.

14h - Ação no Imperial Shopping com a entrega de panfletos e material educativos destacando a importância de prevenir traumas de face.
Dia 19

8h - Palestra  para professores e educadores físicos da Rede Municipal Educação sobre “Traumatismo Dentário- cuidados iniciais”. Local: Auditório da Semus.

14h - Palestra para profissionais de saúde do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI e Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU, com o tema “O atendimento inicial ao paciente com trauma de face”. Local: Hospital Municipal de Imperatriz.
Dia 20

8h - Palestra para cirurgiões-dentistas servidores do Município de Imperatriz sobre o tema “ Traumatismo Dentoalveolar: como o cirurgião-dentista pode melhorar sua atuação na rede pública”. Local: Auditório da Semus.

14h - Palestra para professores e educadores físicos da Rede Municipal de Educação sobre “ Traumatismo Dentário: cuidados iniciais”. Local: Auditório Semus.

Dia 21
8 às 18h - Palestra Mesa Demonstrativa e distribuição de panfletos voltados aos pacientes do Ambulatório e os internados no HMI, sobre o foco na prevenção ao trauma de face”.
Também será realizada uma visita e orientação aos internados no HMI.

Dia 22
8h às 18h - “Mutirão da Buco”, com a realização de cirurgias para tratamento de fraturas de face de pacientes





Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...