2/28/2009

Reforma política volta ao debate


A proposta de Reforma Política enviada ao Congresso Nacional pelo Governo Federal, antes do Carnaval deve ofuscar um pouco os debates em torno da crise econômica mundial. Essa é a opinião dos mais abalizados comentaristas políticos do país, como o Jornalista Ruy Fabiano, que prevê que essa discussão tome quase todo esse semestre.
Segundo o jornalista o governo , fatiou a reforma em seis propostas, para que possa ser discutida e aprovada separadamente.
A reforma é ampla: seis projetos de lei e uma emenda constitucional. Tratam de temas que não são novidade nessa discussão, o que, porém, não os torna menos polêmicos – e problemáticos.
São temas há anos na agenda parlamentar: lista fechada (o eleitor vota no partido e não no candidato), financiamento público de campanha; fidelidade partidária; fim das coligações partidárias para eleições proporcionais (deputados federais, deputados estaduais e vereadores); cláusula de barreira (que estabelece votação mínima para que os partidos obtenham representação parlamentar), entre outras iniciativas.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...